Projeto assinado pela arquiteta Cristiane Schiavoni traz soluções inteligentes que transformaram a casa no lugar ideal para receber amigos e familiares
Fotos Carlos Piratininga
O primeiro passo para elaborar um bom projeto de decoração é conhecer a personalidade dos clientes, assim como suas expectativas. Este foi o ponto de partida da arquiteta Cristiane Schiavoni ao idealizar os lindos ambientes de uma casa com 104m² que tem a “cara” de seus proprietários: o jovem casal Caíque e Mariela, que adoram receber amigos e familiares com o máximo de descontração e conforto. Com dois pavimentos, a propriedade esbanja elegância e aconchego em todos os seus espaços.
“Conheço o pai do morador desde quando ele tinha 12 anos”, conta Cristiane. “Com isso, confesso que avançamos uma etapa nesse processo de identificar suas vontades. Ele e a esposa adoram a casa cheia de amigos! Por isso, senti que meu trabalho era uma arquitetura de interiores com uma atmosfera jovem, alegre, prática e sempre pronta para receber”.
Fugindo do convencional
As soluções criativas empregadas pela arquiteta neste projeto de decoração já podem ser identificadas em um dos cômodos mais importantes da casa: a sala de estar. Ao invés do tradicional sofá, a especialista apostou em uma estrutura em marcenaria acompanhada por futons e almofadas. Já o acabamento das paredes (em cimento queimado) e o estilo da iluminação (com os trilhos instalados no teto) bebem inspiração no décor industrial.
Além do efeito estético interessante, as escolhas da arquiteta para este ambiente tornaram a sala mais funcional. “O espaço, que comportaria um sofá para, no máximo três pessoas, passou a acomodar mais gente”, explica Christiane. “Além disso, a marcenaria da base nos proporcionou a vantagem de dispor de um grande baú para guardar objetos pessoais da casa”. Os nichos no chão ganharam um LED discreto, que dá destaque à decoração, e a área sob a escada que leva ao andar superior da residência foi guarnecida com um armário multiuso. A utilização de luz LED no bar dá um toque extra de elegância a este cômodo da propriedade.
Cozinha original
Pessoas que gostam de confraternizar com amigos no conforto do lar também costumam dar muita atenção à cozinha, um espaço que não deve ser apenas funcional, mas bonito e aconchegante. Para aumentar a iluminação do cômodo, que teve o acrescimento da área do quintal, a arquiteta Cristiane Schiavoni optou pela instalação de um teto retrátil de vidro que pode ser comandado por controle remoto.
No que se refere à marcenaria, a arquiteta apostou na cor branca para os armários superiores e a área destinada ao forno e o micro-ondas. Na inferior, o efeito rústico amadeirado, também encontrado na sala de jantar, ganha o espaço com o objetivo de trazer sofisticação de forma descontraída. Ao lado do cooktop por indução, foi inserida uma chapeira, perfeita para preparar lanches deliciosos e uma opção mais original do que as tradicionais churrasqueiras.
Também integrada ao ambiente da cozinha, a sala de jantar faz um bom uso da madeira e da serralheria preta. O elemento rústico foi utilizado para destacar a presença da mesa de jantar com a tora de madeira sustentada por uma estrutura metálica. Armários assimétricos e de diferentes tamanhos comportam as louças e os nichos que expõem os eletrodomésticos e itens decorativos.
Cores vívidas
Novamente evitando o lugar-comum, o projeto de Cristiane Schiavoni contemplou cores vívidas para o lavabo, um ambiente que tende a ser neutro e sem personalidade. Evidenciando um mix de tons mais fortes, o verde oliva foi eleito para a pintura de meia parede.
Outros elementos dignos de nota neste cômodo são o revestimento cerâmico na cor preta, os metais escuros e o piso de ladrilho hidráulico da Adamá. “Costumo dizer que o lavabo é o ambiente da casa em que podemos ‘ousar’ um pouco mais”, afirma a arquiteta. “Isso não significa exageros, mas sim, adicionar elementos diferentes do décor aplicado no projeto como um todo, mas com muita cautela”.
No dormitório do casal, um dos elementos mais interessantes são as luminárias instaladas na lateral da cama de forma suspensa, que legitimam o estilo industrial adotado em todo o projeto. Os móveis laterais suspensos acompanham a estética da cabeceira de madeira horizontalizada, que percorre toda a parede e ostenta um tom azul marinho.
Funcionais, os interruptores e tomadas foram instalados perto da cama, evitando que os clientes precisem se levantar para apagar as luzes ou recarregar seus equipamentos eletrônicos. A praticidade também foi levada em conta na escolha do piso laminado, que é a um só tempo elegante e fácil de limpar.
Com um tom branco predominante, o banheiro pessoal do casal também foi favorecido pelas boas escolhas de Christiane. Neste cômodo, a pequena área disponível na bancada é compensada pelo grande espaço disponível no móvel suspenso e na peça com espelho instalada na parte superior. “No banheiro, mesclamos o branco e preto com o revestimento subway tiles, uma paixão que segue em alta no décor”, conclui a autora do projeto. “No contraponto, escolhi o porcelanato de madeira para o piso”.