Este apartamento mescla os gostos, acervos e personalidades de um casal.

Histórias compartilhadas por um casal conferem aos ambientes deste apartamento um charme todo especial

Fotos Evelyn Müller

Com projeto de decoração assinado pelo arquiteto Renato Mendonça, este apartamento mescla os gostos, acervos e personalidades de um casal. A pedagoga Alessandra e o arquiteto Francisco já eram casados há alguns anos, mas viviam em estados diferentes (ela, na capital paranaense; ele, na capital paulista). Quando decidiram morar sob o mesmo teto, perceberam que necessitavam de um local espaçoso e funcional para reunir e acomodar, nos finais de semana, a família próxima que fazia parte desse novo núcleo de amor. 

O apartamento de 146m², assim, sofreu algumas modificações na planta, assim como adaptações no design de interiores e, principalmente, no layout proposto pela construtora. 

MUDANÇAS

“A primeira alteração que propus foi integrar a varanda com a sala de estar e jantar”, revela o arquiteto Renato. “Com isso, criei um bar e um segundo ambiente de refeições, pensando justamente em ampliar os assentos para possíveis jantares e outras ocasiões em que estivessem reunidos os filhos e genros do casal. Também modifiquei um pouco a planta do apartamento para permitir que a cozinha ficasse integrada ao ambiente social, enquanto a área de serviço permaneceu um pouco mais isolada”.

Na área íntima, foram mantidas as três suítes, porém, com configurações que se adaptassem ao dia a dia de Alessandra e Francisco. Uma delas manteve as funções de suíte master do casal, enquanto outra virou um confortável quarto de hóspedes e uma terceira assumiu dupla função de escritório e terceiro dormitório, caso haja necessidade. “Promover o conforto e a flexibilidade no layout dos espaços íntimos foi fundamental para criar um ambiente que se adaptasse à família”, explica o arquiteto.

Mesclar os gostos do casal, também foi primordial para um projeto harmonioso. Afinal, além de móveis e peças novas, o apartamento ganhou objetos já existentes no acervo de cada um deles. Alessandra preferia detalhes e mobiliários na cor preta. Francisco tinha uma pouco de receio dessa escolha. “Misturamos o preto com bastante branco, um toque de cor e piso, forro, mobiliário e muitos detalhes em madeira”, conclui o autor do projeto. “O resultado foi uma estética atemporal criada a partir do contraste de texturas e materiais”.

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 208 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!