Iluminação muito mais que um detalhe

Um elemento importante do décor, a iluminação deve acompanhar o estilo do ambiente, seja ele moderno, clássico ou industrial

Um bom projeto de decoração é aquele que atende às principais necessidades dos moradores de uma residência e que melhor traduz sua personalidade. Na hora de idealizar o visual de uma sala, portanto, não são apenas os móveis que devem ser definidos com o máximo de critério. A iluminação também é um fator muito importante, pois isso terá um grande impacto nas sensações que o espaço irá inspirar naqueles que o utilizam.

Lembrando que os projetos luminotécnicos também podem valorizar a arquitetura e destacar as composições, criando efeitos e nuances em todos os cantos da sala. Especializada em iluminação de alta potência e iluminação decorativa, a LLUMM indica quais são os melhores produtos para cada tipo de décor: clássico, retrô, moderno ou industrial.

A ELEGÂNCIA DO CLÁSSICO

Esse estilo se caracteriza pela riqueza de detalhes e pelo uso de peças muito sofisticadas. A mescla de formas, cores e texturas é comum, independentemente da metragem do espaço. Para obter a atmosfera refinada que o estilo exige, são bem-vindos os contrastes entre tons neutros nas superfícies e vibrantes nos objetos.

Da mesma forma, tapetes felpudos, cortinas pesadas e mobiliário imponente são boas escolhas para ambientes com essa característica. Revestimentos com tons metálicos, pisos e colunas de mármore são igualmente oportunos em um espaço com uma pegada clássica.

No que se refere à luz, a dica é apostar em itens ornamentados e chamativos. Lustres Clássico, Treviso, Império e Áustria são alguns que trazem a elegância dos cristais pendentes e dão aquele toque clássico luxuoso ao décor.

A NOSTALGIA DO RETRÔ

Já no estilo retrô, a ideia é conferir um ar nostálgico ao espaço, oferecendo uma releitura de elementos produzidos em outras décadas. Também são usuais cores vivas em pequenos acessórios e tons pastel nas paredes, bem como estampas florais, padrões geométricos, móveis arredondados e molduras enfeitadas.

A luz, nesses ambientes, deve ser indireta e pendendo para o amarelado. As luminárias Tokyo entregam um visual elegante vindo do cristal, que, ao ser combinado com outros materiais e texturas, dão um ar retrô aos ambientes. Essa linha está disponível em diversos modelos e formatos, nos tons inox e gold.

A ORIGINALIDADE DO INDUSTRIAL

O estilo industrial deriva de antigas residências novaiorquinas instaladas em fábricas. Por essa razão, tijolos aparentes, concreto e cimento queimado são revestimentos que combinam com sua proposta estética.

Outros aspectos típicos do décor industrial incluem estruturas expostas (como vigas, tubulações, cabos e colunas), materiais em sua textura original (madeira, concreto, aço etc.), pontos focais criados a partir de tons vibrantes e acabamento metálico nos eletrodomésticos, luminárias e móveis.

A luz desempenha um importante papel nesses ambientes. São indicados trilhos, perfis e lâmpadas de filamento aparentes. No portfólio decorativo da LLUMM, o destaque fica para os produtos da linha Sputnik, Decor e Decor Lamp.

A FUNCIONALIDADE DO MODERNO

Quando a escolha é por um décor do tipo modernista, o princípio da funcionalidade deve ser aplicado. A praticidade é até mais importante que os elementos decorativos. E por ser muito clean, esse tipo de décor permite a composição de espaços versáteis e com um apelo eterno.

Aqui, prevalecem as linhas retas e puras em revestimentos, móveis e pisos, assim como a presença de materiais transparentes (como vidro e acrílico), tons neutros e integração de espaços. A iluminação, nesses ambientes, pode ser valorizada por detalhes específicos. As linhas Space (Rings, Saturno, Countour, Countour Plus, Orbital e Square) e Dreams (Arco, Curve e Bola), se encaixam nesses projetos com maestria e personalidade.

Essa e outras matéria interessantes estão na edição 200 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura.