Jogos podem ser benéficos para a cognitividade dos mais jovens, uma vez que estimulam a lógica, a criatividade, a comunicação e o trabalho em equipe.

Além de entreter, alguns jogos podem auxiliar os mais jovens a desenvolver habilidades sociais e técnicas

Já é sabido que, apesar de não terem sido criados com esta finalidade, os jogos podem ser benéficos para a cognitividade dos mais jovens, uma vez que estimulam a lógica, a criatividade, a comunicação e o trabalho em equipe. Porém, os games também têm o poder de auxiliar as pessoas a desenvolver sua destreza técnica e social, o que faz deles ferramentas relevantes na educação de crianças e adolescentes interessados em trabalhar com tecnologia. CEO e fundador da Ctrl+Play, rede de franquias de inovação e tecnologia, Henrique Nóbrega não apenas compartilha dessa opinião, como sugere alguns títulos na medida para quem almeja ingressar e ter sucesso no mercado tech.

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Segundo o especialista, jogos como Scratch (desenvolvido pelo MIT Media Lab) não apenas ensinam os fundamentos da programação, mas incentivam a criatividade, o pensamento lógico e outras habilidades. Scratch é uma plataforma de programação visual projetada para crianças e adolescentes que, utilizando blocos coloridos que se encaixam, permite a criação de histórias interativas, animações e jogos.

Sua interface intuitiva facilita a compreensão de conceitos como loops, condições e variáveis, além de possuir uma comunidade online onde é possível compartilhar projetos, receber feedback e explorar criações de outros participantes. Entre seus principais benefícios, destacam-se o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, o fomento à criatividade e à expressão digital, facilitando a transição para linguagens de programação mais avançadas.

Minecraft: Education Edition inclui ferramentas que permitem aos jogadores programar utilizando o “Code Builder”. Esta versão oferece suporte para linguagens como JavaScript e Python, além de uma interface de blocos semelhante ao Scratch, proporcionando uma excelente forma de aprender programação em um ambiente familiar e divertido. No sandbox, é possível criar e modificar o mundo ao seu redor aplicando conceitos de programação.

Ainda, os jogadores podem trabalhar juntos em projetos colaborativos, incentivando o trabalho em equipe. Entre os benefícios estão a aplicação prática de programação em um ambiente de jogo popular, o desenvolvimento de habilidades de colaboração e o aprendizado de conceitos avançados de maneira acessível.

LÓGICA

Uma plataforma educacional que ensina programação às crianças e jovens de forma lúdica, Tynker conta cm uma interface intuitiva de arrastar e soltar, permitindo a criação de programas sem digitar código, o que facilita a compreensão da lógica. Oferece, também, cursos estruturados para diferentes níveis de habilidade, projetos criativos (como jogos e animações) e elementos de gamificação para manter os alunos motivados.

Disponível em várias plataformas (web, iOS e Android), Tynker inclui uma comunidade online para compartilhamento de projetos e suporte à programação de hardware como drones e robôs. Os benefícios educacionais estão no desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, preparação para o futuro e engajamento na aprendizagem.

Por fim, CodeCombat (jogo de RPG em que os jogadores escrevem códigos para controlar seus personagens e completar missões) suporta linguagens como Python e JavaScript e é recomendado para adolescentes com conhecimento básico de programação. O ambiente de RPG, com uma narrativa envolvente e gráficos atraentes, mantém os jogadores engajados.

Ao longo das missões, eles encaram desafios gradativos em complexidade, o que ajuda a desenvolver habilidades de programação progressivamente. Os benefícios incluem a aprendizagem prática de sintaxe e lógica de programação e o desenvolvimento de estratégicas e do pensamento crítico. “Introduzindo conceitos básicos de lógica e algoritmos de maneira prática, os jogos trazem desafios progressivos que ajudam os jogadores a se familiarizarem com diversas linguagens de programação, além de incentivarem a persistência e resiliência, criatividade, colaboração e o trabalho em equipe, que são habilidades fundamentais para qualquer programador”, conclui Henrique Nóbrega.