Diferentemente do que sugerem alguns vídeos postados na internet, desmontar a lavadora para higienizá-la pode danificar o aparelho
Uma importante fonte de informações, a internet, como qualquer tecnologia, não tem apenas virtudes. Também há desvantagens no mundo digital, o que inclui a disseminação de hábitos e ações que podem causar grandes dores de cabeça. Nos últimos meses, um dos “mitos” disseminados na rede é o de que qualquer pessoa pode desmontar uma lavadora para higienizar suas peças – algo que os especialistas veementemente não recomendam fazer, já que existe a possibilidade de se danificar permanentemente o equipamento.
Os vídeos em questão mostram os usuários desparafusando e retirando todo o “excesso” de produto acumulado nas lavadoras, o que supostamente fará com que as roupas saiam muito mais limpas da máquina. Mas Thiago Montanari, Gerente de Marketing da Mueller (empresa com 75 anos de história e renomada fabricante de eletrodomésticos) conta que as coisas não são exatamente assim.
SIGA AS INSTRUÇÕES
A ideia de desmontar a máquina de lavar nos vídeos postados nas redes pode parecer satisfatória e uma solução eficiente para a limpeza interna, mas essa prática está longe de ser segura ou recomendada. Nos conteúdos criados e disseminados no Instagram e TikTok, as donas de casa desparafusaram e retiram o batedor central e encontram uma crosta de sujeira vinda do excesso de produtos, como sabão em pó e amaciante.
“Esse acúmulo de produto só acontece em casos nos quais o usuário tem o costume de depositar o sabão em pó e o amaciante diretamente nas roupas, fora do dispenser”, esclarece Thiago. “Ou seja, quando se utiliza a lavadora corretamente, seguindo as instruções do fabricante, toda essa limpeza profunda que exige até a desmontagem da lavadora se faz dispensável”.
Além disso, intervenções não autorizadas não só anulam a garantia do produto, como, também, podem causar danos técnicos significativos. Componentes internos delicados podem ser facilmente comprometidos, resultando em avarias que exigem reparos inconvenientes ou até a substituição do equipamento. Além dos danos técnicos, há riscos sérios de segurança. Mexer em partes elétricas e mecânicas sem conhecimento adequado pode levar a acidentes graves. Por isso, tenha sempre em mente que a integridade da sua máquina de lavar e a sua segurança são prioridades que não devem ser comprometidas ao replicar tutoriais de internet.
MODO DE FAZER
Thiago explica que a higienização correta das lavadoras é simples. Coloque aproximadamente 500ml de alvejante ou água sanitária dentro do cesto vazio da lavadora. Após selecionar o nível de água mais alto, selecione também o programa de lavagem “Limpeza de Cesto”. Deixe a lavadora completar totalmente o ciclo, garantindo toda a remoção do alvejante para evitar danos às roupas nas próximas lavagens. A cada lavagem, é interessante efetivar a limpeza do filtro de fiapos que se encontra posicionado no cesto da lavadora. Lave-o em água corrente e, quando necessário, faça uso de uma escova para auxiliar a limpeza. Depois de limpar, reposicione a peça novamente no local indicado.
Para executar a limpeza da parte externa, use um pano macio e umedecido com água e sabão neutro. Não é recomendado manipular álcool ou outras substâncias abrasivas, pois elas podem danificar as superfícies da lavadora. Cuidado com o excesso de água em cima do timer e do painel do produto. Já para limpar o compartimento de sabão ou dispenser, retire-o da máquina e esfregue-o com uma escovinha. Caso a sujeira esteja endurecida, deixe o compartimento de molho na água quente por alguns minutos e esfregue novamente.
Lembrando que a água sanitária utilizada no processo de limpeza não danifica a lavadora, mas pode manchar as roupas na primeira lavagem após a limpeza, caso não seja completamente removida. Por isso, o recomendado é que, após efetuar o ciclo de limpeza com água sanitária, seja feito mais um ciclo apenas com água para retirar todo e qualquer excesso de produto que ainda tenha ficado na máquina. O ciclo de lavagem escolhido deve ser longo.
Essa e outras matérias interessantes estão na edição 222 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!