Mudanças nos hábitos garantem uma boa economia no consumo de luz

Atitudes como reduzir o tempo do banho e não deixar o celular plugado à tomada o tempo todo são benéficas para você e o meio ambiente

Pequenas atitudes podem contribuir para uma significativa economia no consumo de luz. E na conjuntura atual, poupar é mais do que necessário! Embora o volume de chuvas dos últimos meses tenha colaborado para aumentar os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, diminuindo o risco de interrupção no fornecimento, o nível pluviométrico, segundo o Governo Federal, ainda não é o ideal.

O Ministério de Minas e Energia já anunciou que não antecipará o fim da vigência da bandeira de escassez hídrica, que cobra dos usuários um valor adicional de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh). Projeções apontam que a crise hídrica deve seguir até abril deste ano.

As contas de energia dos brasileiros são definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e valem para todo o território nacional, sendo o mesmo valor aplicado em todo o país. Uma taxa adicional está sendo cobrada desde setembro de 2021, para cobrir os custos de geração de energia pelas termelétricas.

Vantagens

Presente em 18 estados brasileiros e conectada a 17 distribuidoras espalhadas pelo território nacional, a Sol Copérnico é uma empresa comprometida em democratizar o acesso das pessoas à energia solar, que pode trazer grandes vantagens ao consumidor (inclusive em termos de custos).

Dependendo da luz do Sol, a energia solar não produz CO2 e provém de uma fonte inesgotável. Desse modo, tanto os usuários quanto o meio ambiente saem ganhando. E com o avanço da tecnologia, há uma variedade de soluções à sua disposição.

Segundo os especialistas da Sol Copérnico, há formas práticas de diminuir o consumo de luz até mesmo nos primeiros meses do ano, que apresentam altas temperaturas. Ninguém terá dificuldade para coloca-las em prática, já que, em sua maioria, requerem apenas uma ligeira mudança nos hábitos.

Selo de qualidade

A Sol Copérnico recomenda, por exemplo, que busquem adquirir equipamentos elétricos com o selo Procel de Economia de Energia. Para isso, antes de comprar, pesquise sobre o aparelho em que está interessado, para ver se o produto atende a essa demanda.

Outra dica é evitar se demorar muito tempo no banho e substituir a água quente pela água fria, evitando acionar o chuveiro elétrico (que consome bastante energia).

No que se refere aos smartphones, procure não deixá-los conectados à tomada além do tempo necessário para o recarregamento (toda economia de energia conta!). Também é interessante aproveitar a maior incidência de luz solar no verão para dosar o uso das lâmpadas nos ambientes da casa, acendendo-as apenas quando forem realmente necessárias.

Não deixe os equipamentos no modo de espera. Assim como o celular, somando todos os equipamentos conectados à tomada, a despesa pode surpreender. Se for viajar, até por questões de segurança, lembre-se de tirar os aparelhos da tomada.

Lâmpadas de LED

Não deixe a geladeira aberta sem necessidade. Procure abri-la o mínimo possível. Também não ponha plásticos para forrar as prateleiras. Isso aumenta muito o consumo de energia do aparelho. Confira também se a porta está bem vedada. O desgaste da borracha faz o ar escapar, sobrecarregando o motor.

As modernas lâmpadas de LED também são altamente recomendadas, uma vez que consomem até 80% menos que os modelos tradicionais. Portanto, sempre que possível, substitua as lâmpadas antigas por modelos com essa tecnologia.

Além disso, abandone o hábito de dormir com a TV ligada. Muita gente recorre a esse artifício para pegar no sono, mas é possível usar o recurso “Sleep” (ou “Soneca”) das TVs para programar seu desligamento automático após um determinado período.