Leves, elegantes e versáteis, mesas e aparadores de vidro conferem elegância e sofisticação aos ambientes
Foi-se aquele tempo em que o vidro era um material utilizado apenas em pontos cruciais da decoração (por exemplo, espelhos e boxes de banho). Novas tecnologias adotadas pela indústria moveleira tornaram possível a criação de peças totalmente forjadas em vidro, como escrivaninhas, mesas de centro e aparadores, que estão se tornando protagonistas em projetos de decoração.
Além de serem duráveis e fáceis de limpar, essas peças têm um aspecto leve e sofisticado. Os especialistas as consideram especialmente indicadas para apartamentos pequenos (já que emprestam aos ambientes uma atmosfera de maior amplitude), embora também sejam bem-vindas em espaços maiores, compondo o décor com diferentes texturas e materiais (por exemplo, a madeira e o couro). Versáteis, os móveis de vidro acabam se integrando bem tanto em projetos ousados como minimalistas.
Cores e texturas
Segundo a diretora comercial da Vidrotec (empresa de vidros que atua no mercado há sete décadas), Vanessa Gonsales, há razões de sobra para esses moveis terem tanta procura atualmente. “Hoje em dia temos inúmeras possibilidades de cores e texturas para sair da transparência tradicional, inclusive com cores especiais, contemplando todas as necessidades”, afirma. A Vidrotec trabalha com vidro incolor, bronze, fumê, laqueado, ultra clear, espelho e vidros acidados (fosco) e fusing. Além das especiais, oferece as cores padrão, escolhidas com base na tendência do setor.
Mas ela ressalta que os fabricantes devem priorizar a qualidade da matéria-prima na hora de produzir as peças. Vanessa explica que o material produzido pela Vidrotec vem de chapas de vidro da AGC Vidros, indústria japonesa líder mundial na produção de vidro plano, que garante uma matéria-prima de qualidade no que diz respeito a risco, bolhas e padrão na tonalidade do vidro, entre outros fatores.