Durável e exigindo uma manutenção simples, madeira plástica ganha cada vez mais espaço em projetos arquitetônicos e decorativos
Cada vez mais, a madeira plástica se consolida como uma solução prática e eficaz para projetos com as mais diversas características. Mesas, cadeiras, bancos e painéis externos passaram a utilizar esse material, que oferece muitas vantagens. Entre elas estão a manutenção descomplicada e a alta durabilidade. O material não sofre com o ataque de fungos, cupins e outros tipos de pragas. Diferentemente da madeira convencional, não há o risco de umidade, o que também aumenta consideravelmente o seu tempo de uso.
Eduardo Bovo, diretor de novos negócios da Star Deck Madeira (maior comercializadora deste produto em nosso país) conta que grandes projetos residenciais estão adotando a solução, anteriormente mais empregada em pisos (especialmente em decks e grandes projetos públicos). Ele destaca que a limpeza pode ser feita apenas com água e sabão neutro, o que proporciona uma boa economia com produtos e colaboradores para a manutenção.
Alta procura
Em projetos residenciais, bancos de jardins, cadeiras e poltronas forjadas com o material figuram entre as peças que mais são produzidas em larga escala, enquanto bancos e lixeiras recicláveis são os mais solicitados em projetos públicos. Prefeituras e empresas privadas estão substituindo as peças de madeira, que precisam de uma manutenção a cada seis meses, pelas peças de madeira plásticas.
“Os projetos que recebemos e executamos pelo Brasil têm servido de exemplo para novos orçamentos”, acrescenta Bovo. “Além da garantia que oferecemos, o produto, por si, tem uma durabilidade extensa. Nos residenciais, costumo afirmar que o cliente está adquirindo móvel para vida toda”.
Lembrando que o acabamento das peças é o mesmo empregado nas peças clássicas de madeira, o que assegura uma estética atraente e a fácil adaptação dos produtos em projetos idealizados por arquitetos e decoradores. O custo das peças pode variar de acordo com a quantidade de itens adquirida. “Hoje, atendemos 99% do território nacional e o cliente pode comprar desde um jogo de mesa e cadeiras até projetos extensos, como fizemos com a substituição de bancos e lixeiras de toda extensão de uma orla litorânea”, explica Eduardo Bovo.
A madeira plástica ainda pode ser utilizada em trilhas suspensas, pergolados, revestimentos, decks, móveis, fachadas, cercas, playgrounds, itens decorativos, brises, rodapés.