Linha marrom e linha branca crescem em 21% o número de vendas
Texto: Guilherme Bomfim
Foto: Shutterstock
De acordo com pesquisa realizada pela empresa GfK, o faturamento de produtos da linha marrom (aparelhos eletrônicos de uso doméstico) e da linha branca (eletrodomésticos) estão subindo nos últimos anos. Não só eles, mas produtos eletroportáteis, de informática e telefonia também estão sendo mais vendidos.
Em 2015, esses segmentos equivalem a 16% do faturamento do mercado. Mas em 2016 ele chegou a 37%, mais do que o dobro do ano anterior. Após análise individual de cada produto, a GfK descobriu que a tecnologia UHD, Ultra High Definition, saiu de 8% para 16%. Entretanto, os televisores de entrada ainda dominam o cenário atual, mesmo com um crescimento inferior aumentando apenas em 5%, as vendas totalizaram 29% em 2016.
Outros produtos que vêm caindo nas graças da população são os eletrodomésticos, linha branca, principalmente os que trazem inovações e tecnologias de IoT (internet das coisas). De acordo com a pesquisa, os refrigeradores perderam espaço para as lavadoras de roupas. O primeiro contava com 38% do mercado e recuou para 36%, enquanto o segundo subiu de 28% para 29%.