Internet das Coisas e consumo consciente podem beneficiar espaços de uso comum em edifícios corporativos
Com a velocidade que a tecnologia evolui, já é possível usufruir de aplicações práticas no nosso dia a dia da internet das coisas. Podemos observar a internet das coisas na evolução dos tratamentos médicos, na reconfiguração do trânsito e também na preservação do meio ambiente. Este último tema tem sido abordado de forma mais frequente nos últimos anos, motivado pela constante preocupação com o aquecimento global e o uso inteligente dos recursos naturais.
A Internet das Coisas – ou IoT (Internet of Things), como é conhecida a sigla, é a digitalização do mundo físico e a conectividade total entre as pessoas e os objetos. Ela interliga os objetos no universo digital através da rede, que permite ao ser humano o conhecimento do estado desses mesmos objetos. Esta tecnologia auxilia, por exemplo, a evitar o uso indevido de energia ou desperdiçá-la.
Além disso, quando esses dados são monitorados, podem ser expostos para que as pessoas se conscientizem sobre nosso consumo dos recursos naturais, bem como uma reeducação para manutenção e preservação dos mesmos. Diversas cidades no mundo já se beneficiam da IOT para monitorar a qualidade da água, do ar e da emissão de som.
CASACOR
Essa inovação, que tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo, pode ser conferida na CASACOR São Paulo, no espaço WC Linha, das arquitetas Vanessa Trad e Nathalia Dalberto. Com o intuito de aproximar as pessoas aos ambientes com as quais interagem em um nível mais objetivo, Vanessa e Nathalia utilizaram-se da tecnologia de digitalização do mundo físico para registrar informações a respeito do consumo de recursos como água, energia e qualidade do ar, além de evidenciar o estado de ocupação e uso do espaço.
A comunicação desse consumo ao público acontece em tempo real, através de um painel digital, potencializando a interação do visitante com o espaço. ” É uma interface de realidade aumentada para a personalidade digital do ambiente em um mundo onde o virtual e o físico passam a compor de forma complementar a identidade das coisas. Contudo, não apenas registra detalhadamente o uso do espaço, mas também contribui para conscientização dos usuários sobre o impacto de suas atividades no meio ambiente”, comentam as profissionais.
“A tecnologia nos auxilia a entender não só o impacto ambiental que causamos a cada escolha que fazemos, mas também nos auxilia a visualizar o uso e o consumo de alguns parâmetros. Por isso, criamos ambientes mais eficientes e humanizados que informam através de um monitor os dados gerados através dos sensores . Água, energia, ocupação, qualidade do ar e fluxo são algumas das possibilidades de monitoramento da tecnologia criada pela Omni Electronica”.