Edição 181 seção Mundo Conectado

Todos prontos para assistir a um novo salto na evolução da IoT? Na edição 181 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia, o colunista José Assunção Rodrigues nos fala sobre essa novidade e antecipa um futuro que parece muito promissor…

Fotos Shutterstock.com (por everything possible)

Ter uma casa inteligente ou uma smart home é uma tendência que todo mercado espera e muitas pessoas desejam. Porém, muito diferente das estruturas tradicionais que conhecemos, como é o caso das instalações elétricas convencionais, os sistemas de automação, principalmente os baseados em na tecnologia Wi-Fi, que apresentam simplicidade de instalação e custos bastante acessíveis, integrando o ecossistema dos sistemas IoT que já começam a habitar nossas residências, evoluem muito rápido.

As residências estão se tornando portos onde desembarcam as novas tecnologias IoT, prometendo tornar nossas vidas mais simples e seguras. Mas a dinâmica da evolução dos sistemas exige a consciência de que tudo terá que evoluir e ser atualizado com certa frequência.

Vantagens

Para redefinir e atender às necessidades da evolução das tecnologias aplicadas a residências, facilitando a convivência de todos os dispositivos IoT conectados à rede Wi-Fi, foi lançado um novo padrão: o Wi-Fi 6, que promete muitos benefícios para facilitar a comunicação dos dispositivos integrantes dos ecossistemas digitais nas residências e em todos os ambientes em que estes dispositivos serão aplicados.

O Wi-Fi 6 promete ser muito mais rápido, suportando velocidades mais altas de download e upload e economizar a bateria, aumentando a vida útil dos dispositivos de automação. Promete, ainda, atingir distâncias maiores com qualidade de sinal e maior segurança para os dispositivos conectados, tendo, também, a capacidade de enviar informações para vários dispositivos ao mesmo tempo com uma única transmissão.

“Floresta Digital”

Apesar deste padrão já estar disponível para o mercado e os fabricantes, os únicos dispositivos que já integram este novo padrão são alguns modelos de smartphones e roteadores. A pandemia afetou o caminho que este padrão poderia atingir neste ano, porém, muitos fabricantes estão esperando a evolução do mercado para integrar em seus dispositivos. É uma questão de tempo para termos o Wi-Fi 6 em nossas residências, facilitando nossos “bate-papos” com a geladeira, a TV, a máquina de lavar, o controle de iluminação etc.

Juntamente com o as redes 5G, o Wi-Fi 6 sacramenta a evolução dos “bichinhos” digitais que estarão integrados ao nosso ecossistema residencial, onde a floresta de dispositivos poderá conversar e nos ajudar a gerenciar nossas vidas. Precisamos pensar em como evitar que a nossa floresta digital seja dizimada por uma instalação elétrica mal executada, e como manter uma cesta básica tecnológica de qualidade (energia e comunicação) funcional e disponível a todos.

Quer saber mais sobre as novas tecnologias que chegam, televisores, decoração e muito mais? Acesse o link da edição 181 aqui no site e descubra o que vem por aí!