Copa e cozinha conectadas é tendência da arquitetura de interiores

Cada vez mais pessoas apostam na integração entre os ambientes da casa, o que inclui a copa e a cozinha

Fotos Henrique Ribeiro e Eder Bruscagin

Integração se tornou uma palavra-chave nos atuais projetos de casas e apartamentos – e não apenas em áreas como o living e a sala de jantar. Imitando as áreas sociais, espaços como a cozinha e a copa também vêm aderindo a essa tendência. Tudo isso sugere que, hoje, os moradores sentem um desejo maior de interagir uns com os outros quando estão em casa.

“Uma cozinha integrada à copa propicia momentos incríveis, como cozinhar e colocar o assunto em dia, tudo ao mesmo tempo”, exemplificam a arquiteta Flávia Nobre e a designer de interiores Roberta Saes, sócias no escritório Meet Arquitetura.

Uma copa/sala de jantar: projetada em um loft de 40m², otimização e funcionalidade comandaram as decisões da dupla do Meet Arquitetura. A mesa foi posicionada ao lado da ilha e o buffet branco, à frente, recebe a máquina de café, que pode ser utilizada todas as manhãs pela moradora

Tendência em alta

Segundo as especialistas, cada vez mais clientes solicitam a presença de uma ilha gourmet na cozinha. Em muitos projetos, é comum já aproveitar o entorno da bancada para acoplar a copa. Em relação ao formato, pode se configurar tanto como mesas ou balcões. “Esse desenho do layout pode variar bastante, pois tudo depende das necessidades dos moradores, as funções que desejam desfrutar e o espaço disponível”, explica Roberta Saes.

Funcionalidade é um item indispensável na cozinha, e a arquitetura de interiores também conta com diversas soluções para atender a essa demanda. Mais praticidade pode ser proporcionada por meio de apoios, que incluem buffets, nichos, prateleiras ou até mesmo uma estante, para deixar os itens mais utilizados em exposição e com fácil acesso.

“Quem é de café da manhã costuma ser apaixonado por torradeiras, cafeteiras e chaleiras, entre outros acessórios”, acrescenta Roberta. “Por isso, é fundamental que esses queridinhos estejam à mão para facilitar a rotina”.

Neste projeto assinado pelo Meet Arquitetura, a copa ganhou um espaço especial nessa cozinha, facilitando o dia a dia dos moradores. A mesa redonda, com quatro posições, é perfeita para refeições rápidas, como o café da manhã

Assentos e cadeiras

As coisas se desgastam com muita facilidade em um ambiente como a cozinha e, por essa razão, os materiais escolhidos para compor a copa precisam ser resistentes à água e a altas temperaturas. Ainda segundo as especialistas, eles devem ser práticos e fáceis de limpar (de preferência, com algum tipo de propriedade que evite manchas).

E na hora de definir os assentos e cadeiras para ao ambiente, o importante é garantir que sejam aconchegantes. Afinal, eles servirão de apoio tanto na hora das refeições diárias como naqueles momentos em que você estiver confraternizando com seus convidados enquanto prepara uma iguaria saborosa.

As banquetas escolhidas para compor o balcão dessa copa são estofados, o que propicia bem-estar e comidade. O material da bancada em quartzo também facilita na hora de limpar