Veja as luminárias e lâmpadas ideais para produtividade

Mais do que artigos utilitários, luminárias e lâmpadas têm o poder de estimular a produtividade e o bem estar

No seu dia a dia, a iluminação cumpre um papel que vai muito além de suas funções utilitárias e estéticas. Na verdade, como há tempos já se comprovou, ela pode acelerar a produtividade e despertar uma sensação de bem estar nas pessoas. E é por essa razão que um bom uso da luz é especialmente recomendado para ambientes corporativos ou mesmo para o seu home office.

Vale lembrar que o mercado, cada vez mais, absorve essa modalidade flexível de trabalho ou prestação de serviços. Segundo um levantamento realizado pela Catho, as vagas de home office cresceram 496% no primeiro semestre de 2022, em comparação ao mesmo período de 2021.  De um jeito ou de outro, todos nós estamos aderindo à era do trabalho remoto.

EM BUSCA DA LUZ IDEAL

Já que a iluminação pode tornar as horas de trabalho em casa mais produtivas, a dica é usar esse artifício no home office de forma, ao mesmo tempo, prática e versátil. Afinal, muitas vezes, o home office não fica em um espaço isolado, mas integrado a algum ambiente da propriedade.

Nicole Gomes, que é arquiteta especialista em iluminação, sugere que as pessoas dediquem a mesma atenção dispensada à escolha da cadeira e da mesa de trabalho às soluções utilizadas para iluminar o espaço. Ela atenta para a necessidade de equilibrar a entrega da luz certa nos três momentos de intensidade do dia e buscar a temperatura de cor ideal, dois aspectos que nos afetam.

Para ela, a tonalidade da lâmpada, por exemplo, deve ser muito bem alinhada. Se for muito branca, agita demais e cansa em poucas horas, enquanto as lâmpadas de tonalidade muito amarelada deixam a pessoa mais relaxada, não a tornando tão produtiva. O ideal, portanto, é escolher uma lâmpada com tonalidade neutra.   

CADA AMBIENTE, UM CASO…

Se o home office estiver integrado ao living, a recomendação da especialista é apostar em uma luminária de mesa com design diferenciado. Assim, ao mesmo tempo que oferece a iluminação necessária para as horas de trabalho intenso, a luminária ajuda a enquadrar o espaço no contexto social. Nesse caso, a opção de luminária de mesa é ideal devido à flexibilidade do layout.

Já no caso de uma sala de jantar utilizada como espaço de trabalho durante o dia, aposte em uma luz mais homogênea. A altura do pendente deve ser de 70 a 90cm, para não ofuscar e deixar o ambiente mais confortável. Caso sinta falta de uma iluminação de apoio, opte por uma luminária de mesa que possa ser removida facilmente.

Seu espaço residencial de trabalho fica no quarto? Então, a recomendação é investir em uma luminária de mesa de um lado e um pendente de outro, desde que tenham a mesma linguagem. Assim, os dispositivos poderão providenciar luz para o ambiente da forma que ambas as situações pedem. Se a luminária de mesa tiver uma luz muito intensa, um dimmer resolve a questão. 

FAIXA DE LED

Se o ambiente da casa for projetado exclusivamente para home office, a iluminação deve ser focada na mesa. Nicole lembra que a lâmpada deve ser colocada em cima da mesa, não atrás dela, evitando que sombras surjam na superfície de trabalho. Apenas ajustando a posição do foco da luz, a iluminação já fica muito mais funcional.

Outra opção atraente para um escritório residencial é iluminar a marcenaria. A faixa de LED embutida no armário funciona não apenas para destacar os móveis, mas, também, como luz de apoio para a mesa.