Esclareça suas dúvidas mais frequentes sobre como utilizar a iluminação em projetos de design
Quando a questão é iluminação na decoração, surgem várias dúvidas de como utilizar e fazer a combinação perfeita entre vários elementos, que envolvam um projeto de décor. Afinal, a luz pode fazer toda diferença no ambiente.
Para ajudar nesta tarefa, a a equipe de especialistas da Yamamura, empresa líder no segmento de iluminação, reuniu algumas respostas para as dúvidas mais comuns apontadas pelos seus clientes, confira!
- Qual a melhor solução em iluminação sem ter quebra-quebra em casa?
Uma boa alternativa é o uso de trilhos eletrificados. Além de fáceis de instalar, também são versáteis, pois é possível colocar a quantidade de spots de acordo com a necessidade do projeto e trabalhar diferentes direções de luz. Outra ideia é adotar os plafons de sobrepor, pois são de fácil instalação.
- Devo usar dois lustres com o mesmo estilo em ambientes integrados?
Sem dúvida, essa é a combinação ideal para quem deseja adotar a mesma linguagem nos ambientes contíguos, como sala de jantar e de estar.
- Para uma mesa de jantar comprida, qual deve ser o diâmetro do pendente?
Nesse caso, ele pode variar entre 60 e 80 cm de diâmetro. Também é possível usar duas opções menores, dispostas lado a lado, mas o recomendado nessa situação é que as peças tenham, no máximo, 30 cm de diâmetro cada uma.
- O pendente do quarto, acima do criado-mudo, deve ter quanto de diâmetro?
A indicação é dar preferência a um pendente com, no máximo, 20 cm de diâmetro quando posicionado em cima do criado-mudo ou de uma mesa lateral, que geralmente fica ao lado da cama.
- Qual a maior potência para lâmpadas tubulares de led no mercado?
Atualmente, há um modelo específico de 33W com 2,4 m de comprimento. Contudo, além da potência, é importante checar também o fluxo luminoso, a temperatura de cor, além das dimensões adequadas para cada ambiente. Hoje, na Yamamura, já é possível encontrar lâmpadas de led tubular de 20W e 1,2 m.