Saiba o que levar em conta na hora de definir a iluminação do seu espaço de trabalho caseiro
Produtividade é tudo quando estamos trabalhando, e isto também vale para as horas em que estamos fazendo home office. O problema é que nossas casas são lugares diferentes das empresas, ambientes mais funcionais e preparados para atender às demandas do serviço.
Um dos fatores que podem contribuir para uma rotina mais produtiva quando estamos trabalhando em casa é a iluminação. Na verdade, alguns estudos sugerem que há uma relação entre ambientes bem iluminados e o aumento de cortisol (responsável pela sensação de bem-estar).
O arquiteto Bruno Bressan, em parceria com a importadora de produtos de iluminação Nordecor, reuniu algumas dicas sobre o assunto para ajudar a encontrar o equilíbrio ideal na iluminação do home office.
Boas escolhas
Segundo o especialista, optar por luminárias lineares e direcionáveis é uma forma de agregar mais funcionalidade ao espaço. Isso porque tais peças permitem que você foque a luz nos locais que requerem mais atenção. Luminárias de mesa também são recomendadas, tanto por sua versatilidade e funcionalidade como por complementarem a iluminação do home office.
Já para aqueles que almejam dar um toque de personalidade ao ambiente, uma boa solução é a fita de LED. “Instalá-las em prateleiras superiores à mesa de trabalho pode diminuir as sombras do ambiente”, ensina Bressan. “Outra opção é abrigar as fitas no forro, criando um efeito super bacana”.
Ainda segundo o arquiteto, as luminárias nunca devem ser posicionadas atrás da cadeira de trabalho, para que sejam evitados os reflexos na tela do computador. O correto é instalar a peça à frente da cabeça, e com fácil articulação. Já em lugares que demandam mais atenção e foco, as lâmpadas com temperaturas mais frias são a escolha mais adequada (isso se deve à semelhança da coloração à luz do sol em suas horas mais intensas, gerando um efeito mais concentrado no corpo), escolha lâmpadas que variem de 4000K a 6000K.
Por fim, para os que trabalham no quarto, a dica do arquiteto é investir em abajures com temperaturas quentes. “Assim, quando for o momento de descansar, apenas essas lâmpadas ficam ligadas”, conclui Bressan