Bem-vindo a uma linda propriedade paulistana onde a diversão, a praticidade e a segurança andam de mãos dadas
Esta bela e ampla casa em São Paulo (SP) é norteada pelo equilíbrio. A começar dos próprios ambientes, que mesclam tradição e modernidade e justapõem tons neutros a outros mais alegres, ousados e expressivos. Mas este não é seu único cartão de visitas: a propriedade também é um triunfo em termos de tecnologia, incorporando as últimas tendências em áudio e vídeo e automação e proporcionando o máximo de conforto, funcionalidade e segurança. E o que é melhor: sem que a maioria dos “instrumentos” que garantem tudo isso esteja à vista. Os sistemas e apêndices técnicos foram inseridos com discrição na “paisagem”, jamais chamando mais atenção (por exemplo) que a inspirada decoração (por sua vez, idealizada pela Maria Brasil Arquitetura e Interiores).
Os projetos A/V e de automação ficaram a cargo da LJ Áudio e Vídeo. Como é habitual neste segmento, o proprietário chegou à empresa por meio de indicações. “Havíamos elaborado alguns trabalhos para familiares deste cliente”, recorda Luciano Leite Julião, da LJ Áudio & Vídeo. “No caso, não se tratava de uma reforma, mas sim, de uma concepção totalmente original, criada para um imóvel ‘0 km’.”
Do home theater à automação, o imóvel se beneficiou dos melhores equipamentos e soluções. Porém, o aspecto mais apreciado pelos proprietários foi o som ambiente. Luciano afirma que isto é cada vez mais comum, já que a tecnologia tornou mais dinâmico e interativo um hábito que já era cultivado por nossos avós: escutar música em casa. “A automação revolucionou este hobby, pelos recursos que os sistemas do gênero proporcionam”, prossegue o especialista. “Hoje, é possível acessar e controlar uma playlist de canções prediletas a partir de qualquer ponto da casa.”
CENTRAL
Neste projeto, além de um home theater tradicional, temos uma central técnica encarregada de providenciar imagem e som para toda a propriedade. Ela se encontra em um ambiente separado e possui excelentes equipamentos, bem como recursos que otimizam ainda mais sua performance.
“Optamos por um sistema centralizado, por várias razões, que vão desde a praticidade e a economia até o balanço estético dos ambientes”, explica Luciano. “Com os equipamentos ‘pesados’ reunidos na central, não é preciso ‘poluir’ a sala de ginástica, por exemplo, com um receiver ou outro equipamento dedicado. Além disso, há dezenas de televisores na casa e seria inviável equipar cada um deles com um leitor de Blu-ray, AppleTV, Net e afins. Um sistema centralizado flexibiliza consideravelmente as opções de áudio e vídeo na casa.”
A central também está conectada ao home theater da propriedade, porém, este último sistema é capaz de funcionar de forma independente, por contar com uma configuração completa de equipamentos e serviços. “O home possui um pré e um power da Rotel, além de um reprodutor de Blu-ray, NET e AppleTV”, diz Luciano. “Com isto, neste ambiente, os proprietários têm mais autonomia para assistir a um filme ou show, não sendo preciso ir até a central para reproduzir a mídia em questão.”
Com base em um estudo prévio do espaço, decidiu-se abdicar do tradicional sistema de projeção em favor de uma TV de última geração. Segundo Luciano, considerando as medidas da sala, esta foi a solução mais inteligente. “É preciso considerar, também, que os televisores estão cada vez maiores e ‘turbinados’, sendo capazes de atender a muitos destes ambientes sem a necessidade de se adquirir os típicos ‘periféricos’ de um sistema de projeção, incluindo telas e lifts”, observa o expert.
AMBIENTES INTELIGENTES
Além de toda a aparelhagem responsável pela reprodução e distribuição dos sinais de áudio e de vídeo, a central técnica da casa possui dois regeneradores, que se encarregam de “filtrar” a energia que chega da rede. Como se sabe, no Brasil, isto é mais que um detalhe (considerando o grande número de oscilações em nossa rede elétrica).
Já a automação é providenciada por um sistema da Savant. Segundo Luciano, uma grande vantagem deste produto é a facilidade com que pode ser atualizado e expandido.
Se for da vontade do cliente automatizar outros ambientes da casa, após a implantação de um projeto básico, tudo o que é preciso fazer é adicionar outras interfaces ao sistema já existente. Eventuais atualizações tampouco geram qualquer tipo de dor de cabeça (ou reformas estruturais).
Nesta propriedade, todos os ambientes foram automatizados. O sistema controla as luzes, televisores, aparelhos de ar-condicionado, cortinas e som ambiente. Também foram providenciadas câmeras de segurança interligadas ao Savant, uma tranquilidade a mais para a família. “Este cliente não era familiarizado com o conceito das casas inteligentes, mas se adaptou rapidamente ao sistema”, conta Luciano. “A assimilação de suas funcionalidades é muito intuitiva”.
LUZES
Para o controle da luz, a LJ Áudio & Vídeo recorreu a um sistema da Lutron. A partir de qualquer teclado da propriedade, é possível acender ou desligar as luzes da casa. “Programamos várias cenas específicas para os ambientes e interligamos o sistema com o Savant, o que também permite controlar as luzes da propriedade por meio de iPad”, ressalta o especialista.
Ainda segundo Luciano, o grande diferencial do sistema é o equilíbrio no que se refere aos equipamentos. “A propriedade tem quinze ambientes integrados, sendo que oito deles têm áudio e vídeo”, conclui o técnico. “E as possibilidade em termos de entretenimento são muitas: em uma festa, por exemplo, todos os ambientes que possuem zonas de som poderão reproduzir as mesmas músicas, uma vez que o áudio parte de uma fonte única. Isto também vale para um show em Blu-ray, que poderá ser visualizado e curtido por pessoas em todos os ambientes da casa.”