Esta máquina incrível também conta com sensores, radar e câmeras que monitoram o comportamento da picape.

Picape oferece recursos que facilitam o controle do condutor em diferentes situações

A Ford F-150 não costuma passar despercebida nas ruas e estradas. Mas a beleza e o alto desempenho do veículo não são seus únicos atributos. Esta máquina incrível também conta com sensores, radar e câmeras que monitoram o comportamento da picape e as condições do trânsito, evitando acidentes.

Além de gerar alertas para o motorista, alguns desses recursos podem agir de forma autônoma no motor e nos freios para reduzir a velocidade e dão assistência à direção. Junto com a estrutura reforçada da carroceria e oito airbags, essas tecnologias contribuem para a F-150 ter nota máxima de segurança, de cinco estrelas, na avaliação da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), órgão oficial de segurança do trânsito dos EUA, que inclui testes de impacto.

RECURSOS

O assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, por exemplo, utiliza uma câmera frontal para detectar e evitar colisões com veículos e pessoas à frente, em velocidades de 5km/h a 80km/h. Ele gera um alerta sonoro e visual no painel de instrumentos, pré-carrega os freios para uma resposta rápida e, se o motorista não tomar nenhuma ação, pode acionar os freios para evitar ou minimizar a colisão. O sistema pode ser ativado, desativado e ter a sensibilidade ajustada nos níveis alto, normal ou baixo.

Também há o assistente autônomo de frenagem em marcha a ré, que detecta objetos atrás do veículo quando está em marcha à ré e aplica automaticamente os freios para evitar ou reduzir uma colisão (este artifício funciona em velocidades abaixo de 10km/h, usando sensores no para-choque traseiro) e o assistente de manobras evasivas – que, em uma frenagem de emergência, ao detectar que os freios não são suficientes para evitar a colisão e há espaço para desviar, pode fornecer torque adicional ao volante para evitar o obstáculo.

O assistente de cruzamentos com frenagem autônoma, por sua vez, detecta a aproximação de veículos em sentido contrário e pode acionar os freios automaticamente em caso de necessidade, enquanto o piloto automático adaptativo com stop & go acelera e freia a picape automaticamente para manter a distância do carro à frente e a velocidade programadas (acima de 30km/h).

Com o controle automático de descidas, é possível desacelerar automaticamente a picape para manter a velocidade programada em declives acentuados, mesmo em superfícies escorregadias, usando a força do motor ou os freios. Esse recurso atua em velocidades inferiores a 35km/h e é desativado automaticamente acima de 60km/h. Funciona também em descidas de marcha à ré. E o controle eletrônico anticapotamento identifica possíveis situações de risco por meio dos sensores do controle de estabilidade e pode acionar ativamente os freios e reduzir a potência do motor para garantir a segurança dos passageiros.

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 208 da Áudio & Vídeo – Design e Automação. Acesse gratuitamente boa leitura.