Novo recurso do Instagram incomoda usuários e repercute em outras redes sociais
Um palco fértil em polêmicas, a internet volta a gerar controvérsias com o início dos testes de uma nova ferramenta da plataforma Instagram, implementados de forma discreta por seus mantenedores. Conhecido como “ad break”, o mecanismo obriga a exibição de anúncios por alguns segundos, antes que você possa visualizar outras publicações. Incomodados, os internautas inscritos na plataforma reportaram sua insatisfação em outras redes sociais.
Durante a rolagem pelo feed, um anúncio aparece na tela com uma pequena notificação indicando um intervalo comercial e um contador que pode ser de três ou cinco segundos. Durante essa contagem regressiva, as pessoas são impedidas de pular o anúncio, assim como acontece com a publicidade inicial ao assistir a um vídeo no YouTube. Só após a conclusão do tempo estipulado do anúncio, o Instagram libera a passagem para a publicação seguinte.
INSTALAÇÃO PARCIAL
A Meta afirmou que “os intervalos comerciais são uma nova maneira de ver anúncios no Instagram. Às vezes, você pode precisar visualizar um anúncio antes de continuar navegando”. Porém, ainda não se sabe se a ferramenta atingirá todos os países. Por enquanto, a maioria dos relatos mostra o aplicativo configurado em inglês, sugerindo que está sendo testado em algumas regiões apenas.
“Como toda nova tecnologia, esse recurso precisa ser testado em larga escala e levar em consideração a opinião e aceitação dos usuários do Instagram, pois, para ser eficiente, precisa que os anúncios de fato sejam assistidos e gerem resultados positivos para as marcas”, destaca Bruno Cunha Lima, COO da Kipiai, agência de marketing e performance digital. Ele acrescenta que “a ferramenta possui uma boa proposta comercial, mas precisa ser testada para avaliar sua aceitação”. Segundo a Statista, o Instagram possui 2 bilhões de usuários ativos mensais. Já quando falamos em tempo de navegação, a Emarketer aponta que o tempo médio que um americano adulto passa no Instagram é de 33 minutos por dia. Esses números reforçam o quanto a rede social é campo fértil para a proliferação de anúncios e divulgação de marcas.