Exposição itinerante relembra a evolução dos jogos eletrônicos, das primeiras máquinas de Fliperama à realidade virtual
Guilherme Bomfim
Até o dia 12 de novembro, o Pavilhão da Bienal (no Parque do Ibirapuera, em São Paulo-SP) recebe uma exposição itinerante imperdível: A Era dos Games, cujo objetivo é apresentar aos visitantes (gamers aficionados ou meros curiosos) toda a trajetória dos jogos eletrônicos ao longo das últimas décadas. Com mais de 150 aparelhos expostos, o evento revisita de clássicos como o Atari até grandes fracassos, como o Virtual Boy, da Nintendo. Os itens podem ser utilizados pelos visitantes e há até uma seção exclusiva (com jogos de teor mais interativo) criada para o Brasil, devido ao exponencial crescimento do país no mercado mundial de games (ocupamos a 11ª colocação).
Na exposição, a história começa a ser contada quase 60 anos atrás, quando nasceu o primeiro jogo eletrônico: o Tennis Programming. Jogado com um osciloscópio, ele era processado por meio de um computador analógico. Depois surgiu o Spacewar!, em que o jogador controlava uma nave que guerreava com outras. Sem esquecer as ilustres antecessoras dos videogames domésticos, que, por muito tempo, reinaram supremas nas casas de “Diversões Eletrônicas” das grandes cidades: as máquinas de Fliperama, que incluem marcos como: Donkey Kong, Space Invaders, Pac-Man e, mais recentemente, Street Fighter e The King Of Fighters.
Ficou curioso para ler mais sobre o assunto? Então você terá que conferir os detalhes na nova edição. Todo o conteúdo poderá ser encontrado na seção ARCADES. Além desse conteúdo, a revista apresenta diversa novidades do universo AV e tecnologia. Não deixe de conferir. CLIQUE AQUI para ser redirecionado para a ela e conferir tudo na íntegra.