o estilo cottagecore é uma nova tendência em decoração.

Com uma roupagem escapista, estética cottagecore sugere um estilo de vida que envolve sentimentos de nostalgia e simplicidade

Um tópico que se tornou muito popular nas redes sociais em tempos recentes, o estilo cottagecore é uma nova tendência em decoração, que exalta um modo de vida baseado em simplicidade e sentimentos de nostalgia. A palavra que dá nome ao estilo deriva da junção de cottage, que significa “casa de campo”, com o core, representando o que é essencial.

“É uma decoração afetiva, um movimento cultural que foca em um estilo de vida ligado à simplicidade do campo, contemplando bem-estar e aconchego”, define a arquiteta Lorena Santos, do Grupo A.Yoshii, em Campinas (SP). “Esse estilo se destaca em casa ao trazer peças vintage integradas aos elementos da natureza. A combinação desses itens cria ambientes exclusivos”.

ESTÉTICA FLORAL

A estética cottagecore valoriza a luz natural, a boa ventilação, materiais como madeira, pedras e tecidos leves, móveis rústicos e vintage e cores suaves e terrosas, que tornam os ambientes acolhedores. “É possível adotar essa estética mesmo vivendo em um centro urbano”, prossegue a especialista. “Basta trazer elementos da natureza, principalmente aproveitando o conceito da biofilia. As flores são os destaques, aqui, podendo estar presentes em todos os ambientes, como cozinha, sala, quarto, varanda e banheiros”.

Além das plantas, a estética floral é utilizada em outros itens de decoração, como tapeçaria, quadros e louças. Também segundo Lorena, a estampa floral é uma marca registrada do estilo cottagecore e pode ser usada sem erro. Ela conta que uma ideia bacana é utilizar papéis de parede em quartos ou lavabos, deixando o ambiente único e exclusivo, como no exemplo do decorado Evidence, em Campinas (SP). “Aqui, o quarto da menina ganha esse ar cottagecore com um papel de parede floral em verde e cortinas em tule”, destaca.

ITENS LEVES E VINTAGE

Outra dica fácil e interessante para aplicar em casa é usar itens de tapeçaria, almofadas, roupas de cama, cortinas e toalhas em tecidos naturais e leves, como algodão, tule e linho. As estampas florais, de frutas, bordadas em tons claros, como off-white, bege, verde, azul ou terrosos, são ideais para compor os ambientes. Essa decoração pode ser produzida com almofadas bordadas, toalhas de renda, colchas ou mantas estilo handmade, cortinas leves de tule, linho e palha.

Ainda, para realçar mais a estética cottagecore no décor, a utilização de móveis vintage é essencial. “Sugiro explorar peças que contém uma história, que tragam para o ambiente um ar nostálgico, escapista e que remetam a memórias afetivas”, diz Lorena. “Móveis antigos ou com elementos naturais, como treliça de palha ou madeira, são amplamente usados. Cristaleiras, penteadeiras, poltronas e cabeceiras de cama podem dar um toque especial ao ambiente”.

E para ajudar a transformar os espaços, uma boa dica é investir nas paredes, que podem receber acabamentos ou pinturas com texturas irregulares, vigas de madeira à mostra, entre outros elementos. “Assoalhos em tábuas ou laminados que transmitam a sensação de casa de campo também são boas opções”, conclui a arquiteta. “Cestos de vime, vasos de cerâmica, baús, espelhos antigos e aparadores ou pias vintages com cubas em cerâmica e bancadas de madeira trazem harmonia e tranquilidade a casa”.

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 210 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!