Com design personalizado, estantes se transformam em peças admiráveis do décor.

Foi-se o tempo em que as estantes eram itens secundários na decoração. Cada vez mais, elas ganham protagonismo em projetos de interiores

Fotos Kadu Lopes, Mariana Orsi e Edson Ferreira

Houve um tempo em que uma prateleira era apenas um objeto útil no décor, limitando-se a cumprir um papel funcional no ambiente. Mas, como outros elementos decorativos que foram ressignificados nos últimos anos, elas adquiriram um novo status e, hoje, ganharam mais protagonismo nos projetos.

Sempre necessárias, elas estão ali para dar sustentação a objetos como livros e porta-retratos. Porém, suas novas versões também se destacam pelo estilo e a personalidade. À frente do escritório Spaço Interior, a arquiteta Ana Rozenblit é uma entusiasta deste conceito.

EXECUÇÃO PLANEJADA

Entre tantas possibilidades, considero muito interessante a proposta de envolver o painel da TV no contexto de uma estante”, exemplifica a profissional. Assim, seja dentro de uma estética mais clássica, minimalista ou despojada, a execução planejada assume sua personalidade no ambiente, ao passo que cumpre a função idealizada pela arquiteta.

Na reforma deste apartamento, a especialista conta que uma de suas motivações foi elaborar uma atmosfera “instagramável”, já que a cliente em questão é uma digital influencer bastante ativa nas redes sociais. Entre todos os atributos da sala social integrada, chama a atenção a ampla estante que enquadra o painel da TV. Combinada com a marcenaria, a profissional estendeu o efeito marmorizado, presente no piso do ambiente, para compor o fundo do móvel.

O painel de TV combina o conceito “pet friendly” com uma dose de sofisticação. A peça se assemelha à forma de uma estante por se configurar dentro da “caixa” formada pela marcenaria planejada. Com passagens estratégicas, os felinos da casa podem se movimentar livremente pelas prateleiras, participando da interação com os moradores.

Executada na cobertura de um duplex, a estante do living, fabricada em laca cinza pela SCA Jardim Europa, se destaca por sua composição moderna, que incorporou, inclusive, a adega da moradora. O tom cinza da peça acompanha a paleta que impera no ambiente. Ainda, a arquiteta tirou partido da estruturação dos nichos assimétricos que compõem a estante para decorá-la com lindos objetos. 

ORGANIZAÇÃO

Trabalhar no conforto de casa torna-se ainda mais prazeroso quando se pode desfrutar de um ambiente totalmente dedicado aos aspectos profissionais. Com duas mesas que permitem a companhia um do outro do casal de moradores, a mesa posicionada ao fundo é complementada pela generosa estante projetada por Ana Rozenblit.

Na cor verde menta, os armários, com suas portas desenhadas, são perfeitos para manter a organização do espaço. Os nichos se tornam mais evidentes com a sutileza de luzes de LED embutidas.

Essa e outras matérias imperdíveis te esperam na edição 230 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse grátis e mergulhe no conteúdo.