Especialista dá dicas para tornar mais funcionais e charmosos os banheiros pequenos

Escolha do box, posicionamento da janela e a opção por certos tons trazem uma sensação de maior amplitude a cômodos com metragem reduzida 

A arquitetura têm priorizado imóveis com metragem menor, o que apresenta vantagens e desvantagens a seus proprietários: por um lado, as casas e apartamentos mais “compactos” acenam com o benefício da praticidade. Mas, por outro, trazem óbvias limitações, em especial, no que diz respeito às áreas dos banheiros, tão restritas que pedem soluções criativas de decoração para que possam proporcionar aos proprietários uma almejada sensação de conforto e bem estar.

O desafio dos especialistas é imprimir um ganho estético e funcional a espaços muito pequenos, e que obrigatoriamente devem contar com boxes de banho, vasos e pias. A arquiteta Jéssica Nunes (parceira da Ideia Glass, marca especializada em kits de ferragens para boxes de banho e portas de vidro divisórias de ambiente) afirma que isso é possível com uma dose de criatividade e escolhas inteligentes. Combinadas, essas estratégias entregarão um resultado muito satisfatório.

Espelhos e janelas

Um dos maiores aliados do décor para cumprir esse objetivo são os espelhos, peças elegantes e que são muito bem vindas em ambientes pequenos. Segundo Jéssica, eles devem assumir um papel de protagonistas nos projetos, já que proporcionam uma sensação de amplitude, assim como um efeito de profundidade, dando a impressão de que o local é maior.

Disponíveis em uma variedade de formatos, os espelhos conseguem mudar completamente o visual, além de trazerem mais luz e ampliar o banheiro. Porém, a especialista destaca a importância de posicioná-lo de forma estratégica, onde eles possam refletir algo. “Sempre reforço isso em meus projetos, pois, muitas vezes, eles podem acabar ficando em um local que reflete um espaço que você não gostaria de destacar”, diz Jéssica.

A especialista também enfatiza que alguns tópicos são importantes na hora de escolher a janela do banheiro, incluindo a durabilidade, a segurança e a privacidade. Além disso, em banheiros reduzidos, a profissional destaca outros aspectos. Para ela, em se tratando dessa questão, o “menos é mais”: janelas compactas combinam melhor com espaços reduzidos. Da mesma forma, janelas instaladas no alto garantem ao banheiro uma otimização espacial, bem como entrada de luz, privacidade e uma boa ventilação. Por fim, ela aconselha incluir a janela dentro da área de banho. Desse modo, ela também irá cumprir a função de reduzir a umidade.

Como decorar?

No que se refere à decoração, Jéssica chama a atenção para um pensamento comum, que deve ser contestado. “Muitas pessoas se limitam quando chegam nessa parte, achando que não há muito o que fazer por conta do espaço reduzido”, observa a especialista. “Mas banheiro pequeno não significa banheiro sem graça, muito pelo contrário, hoje podemos investir em itens que decoram e organizam ao mesmo tempo, como os nichos e prateleiras”.

Ela acredita que todo espaço é útil e que, por isso, nichos e prateleiras nas paredes ajudam a aproveitar cantinhos que, do contrário, seriam inutilizados. Ocupando pouco espaços, eles podem servir para acomodar itens de higiene, cosméticos, toalhas e até alguns objetos decorativos. “Além desses acessórios organizadores, as paredes também podem receber quadrinhos e o espaço da pia, outros itens de decoração, mas é preciso tomar cuidado para não acabar criando uma poluição visual e a sensação de desorganização”, diz a parceira da Ideia Glass.

Cores neutras são uma boa aposta

Em se tratando das cores, a especialista ressalta a amplitude visual, a sensação de bem-estar e o aumento de visibilidade que podem ser proporcionados pelos tons neutros. Cores como o branco, bege, tons pastel e cinza são escolhas clássicas, pois não oferecem o risco de acabarem criando um ambiente pesado e fechado. “Na maior parte do banheiro, faça prevalecer os tons neutros, para que, dessa forma, você tenha a liberdade de inserir cores mais escuras e vibrantes nos detalhes”, ensina Jéssica. “Isso evitará que o local tenha um visual sem vida.”

Resta a questão dos boxes. A especialista lembra que esse item é ainda mais versátil em cômodos pequenos, uma vez que pode se tornar um dos principais itens decorativos do espaço, além de cumprir sua função básica. O box Flex, da Ideia Glass, possui portas com sistema flexível de abertura e garante a otimização do espaço, assim como uma boa circulação no local. Além disso, o produto não possui trilhos e muitos detalhes, o que proporciona um visual mais clean ao banheiro. O Box Flex permite, ainda, a escolha de dobradiças e ferragens em várias cores de acabamento, como branco, dourado, preto, cromado e rose, o que é ótimo em termos de decoração.