Projeto elegante dos arquitetos Matheus Marques e Ricardo Gonçalves também se diferencia por itens de tecnologia com automação global
Quando se iniciaram as obras neste imóvel de 165m², o proprietário fez uma solicitação muito especial aos arquitetos Matheus Marques e Ricardo Gonçalves (sócios do Hiperstudio): ele queria que a propriedade ganhasse uma adega walk in (ou seja, do tipo em que se pode entrar, como um cômodo). Missão dada, missão cumprida!
Além de satisfazer essa vontade dos clientes, o projeto personalizou os ambientes e implementou itens de tecnologia com automação global em todo apartamento (outra solicitação dos proprietários do imóvel).
DESENHO DA MARCENARIA
Ponto de partida para todo o décor do apartamento, a adega ditou a forma como outros cantos da propriedade foram organizados, incluindo a cozinha e o living. “Nós valorizamos o desenho cuidadoso da marcenaria como um elemento compositivo e organizador do espaço”, explica Matheus.
A madeira entra em cena para aquecer e trazer aconchego onde o décor neutro predomina. Além disso, painéis ripados podem ser vistos em boa parte do projeto, revestindo as paredes.
Na escolha do mobiliário, os profissionais elegeram peças com design contemporâneo nacional, com destaque para a poltronas MAD e as mesinhas de apoio de Jader Almeida para Dpot.
AMBIENTES INTEGRADOS
Ainda segundo os arquitetos, por ser um ambiente com proporções generosas, a sala de estar permitiu a criação de dois ambientes integrados: um deles relacionado à mesa de jantar (local destinado a encontros, visitas e leituras) e o outro projetado para proporcionar a experiência do home theater. Uma das principais solicitações do proprietário era a instalação de um projetor embutido no forro, além de uma tela retrátil automática e uma TV de tela grande.
Na hora de implementar os aspectos técnicos, os profissionais contaram com o auxílio da Custom Automação, empresa que forneceu uma consultoria de qualidade na escolha das caixas de som (as quais foram embutidas no forro de gesso da sala). Lembrando que o sistema de som se estende para a suíte principal, jantar e banheiro principal. A exceção foi o subwoofer, que foi integrado ao projeto do rack (idealizado pelos arquitetos)…
Confira essa matéria completa na edição 191 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse a revista gratuitamente e boa leitura!