Que tal adicionar um charme extra aos ambientes da casa apostando na sofisticação das lâmpadas aparentes?
Fotos Emerson Rodrigues
Nos últimos tempos, as lâmpadas aparentes ganharam um papel de destaque nos projetos de decoração. Produtos de iluminação compostos por lâmpadas de filamento (como pendentes, lustres, abajures, arandelas, luminárias de mesa e piso) são ideais para adicionar uma aura de modernidade aos ambientes da casa, sejam estes do tipo contemporâneo, industrial ou minimalista.
As lâmpadas de filamento (produzidas em LED ou carbono) têm formas atraentes e fios de luz marcados, que dão vida às peças destacadas na decoração. Esses produtos são especialmente bem-vindos em espaços como salas de estar e jantar, ajudando a criar a atmosfera perfeita para um encontro com os amigos ou um jantar romântico.
Também podem estar presentes na cabeceira da cama ou acima de mesas laterais, para quem almeja um ar de relaxamento em seus momentos de descanso ou leitura. Nesse caso, a recomendação é utilizar lâmpadas com temperatura de cor branco quente (2400K a 3000K), que favorecem a atmosfera tranquila.
LUZ DECORATIVA E DE APOIO
Com amplo know-how no assunto, os especialistas da loja Yamamura ressaltam que as lâmpadas de filamento não são muito indicadas para escritórios, cozinhas, lavanderias ou locais que necessitem de luz intensa (a menos que estejam lá de forma mais decorativa e que o espaço apresente outras fontes de luz). Em tais situações, o melhor é recorrer às lâmpadas bulbo leitosas, que possuem uma cor menos amarelada e contribuem para uma maior concentração.
Eles também ressaltam que, à medida em que o futuro das luminárias avança rumo a propostas ecológicas, os fabricantes têm reinventado diversos modelos a partir da tecnologia LED (que estão substituindo as antigas lâmpadas incandescentes e, aos poucos, os modelos com filamento em carbono). Entre as muitas vantagens do LED, destacam-se a maior vida útil, a alta qualidade e a economia de energia.
Essa e outras matérias interessantes estão na edição 215 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!