Conheça o diferencial dos chamados apartamentos gardens, que têm atraído a atenção de famílias

Localizados no térreo ou no primeiro andar dos edifícios, imóveis são ideais para quem tem filhos e animais de estimação

Fotos Rafael Renzo

Tanto casas como apartamentos têm vantagens e desvantagens. Enquanto as primeiras proporcionam mais espaço, além da conveniência de uma área externa, os apartamentos são moradias mais práticas e que exigem menos manutenção.

O sonho de muita gente, portanto, é encontrar um imóvel que ofereça o melhor desses dois mundos. E esse é justamente o diferencial dos chamados apartamentos gardens, que têm atraído a atenção de famílias com filhos e animais de estimação.

Trata-se de um apartamento com ”ar” de casa, que fica no térreo ou no primeiro andar dos edifícios. Muito interessantes, eles proporcionam uma combinação de conforto, segurança e ecletismo.

ÁREA DE CONVIVÊNCIA

Segundo a arquiteta Carina Dal Fabbro, à frente do escritório que leva seu nome, este conceito de moradia lembra muito uma casa, o que o torna mais aconchegante até mesmo para receber visitas. “Por isso, geralmente, costumamos colocar nessas áreas churrasqueiras, piscinas e até mesmo aparelhos de ginástica”, conta a especialista.

As unidades com jardim privativo ainda viabilizam pequenos eventos, sem medo da falta de espaço. Assim, é possível realizar uma reunião com amigos e familiares no prédio sem ter que recorrer à agenda dos salões de festa do condomínio.

Um dos projetos criados pela arquiteta para esse tipo de imóvel fica na Riviera de São Lourenço (litoral de são Paulo) e conta com área de 180m². Os proprietários queriam uma residência de veraneio prática e confortável, e o fato de o apartamento ser térreo foi muito conveniente, pois isso evita que seja necessário usar o elevador na volta da praia. Ao chegar em casa, os moradores já encontram um chuveiro no quintal.

No espaço externo, foi criada uma área de convivência, com deque de madeira, espreguiçadeiras e piscina. Há também um jardim vertical que delimita a área da unidade, churrasqueira e suporte para pranchas e bicicletas.

SOLUÇÕES FUNCIONAIS

Nesse projeto, Carina lidou com dois desafios: manter o orçamento enxuto e fazer uma obra rápida. O imóvel já contava com revestimentos bonitos e resistentes, o que evitou intervenções radicais no apartamento e permitiu o uso de soluções mais funcionais.

“Investimos na pintura e escolhemos móveis fáceis de limpar, quase todos comprados na região litorânea”, prossegue a arquiteta. “A maior modificação do projeto foi a parede de tijolinhos brancos na sala, que conferiu um ar mais despojado aos interiores.” Ainda segundo a especialista, o ar fluído e despojado do ambiente é uma das principais características dos apartamentos garden.

Móveis de materiais naturais, como palha e madeira (que dialogam com os acabamentos da sala e da cozinha), proporcionaram ao apartamento o visual “praiano” almejado pelos proprietários. Mas a arquiteta também salpicou vários tons de azul pelo décor, que podem ser notados nos quadros, objetos, estofados e no rack da sala e adicionam um clima náutico aos espaços.

Já as escolhas para o estar, que é integrado ao social, foram norteadas pelo desejo de um ambiente confortável para os moradores relaxarem em frente à TV após um dia de praia. Por isso, o projeto se pautou em escolhas assertivas dos móveis e texturas que, utilizadas juntas, propiciam esse clima tão esperado. A cortina foi eleita para resguardar o ambiente e separar a área de estar do jardim.

ESPAÇO LIVRE

A proposta de ambientes integrados é confirmada por uma área ampla e livre de paredes. “Esta é, sem dúvidas, uma casa onde todos os espaços são voltados para a convivência e celebrações em família”, destaca Carina. No quarto do casal, a decoração segue a orientação estética dos outros ambientes. Uma dose de personalidade foi agregada ao cômodo por meio da pintura em tons claros e a vista privilegiada para o jardim. Muito confortável, o espaço ainda se distingue pela instalação do lambri como cabeceira.

A arquiteta também apresenta uma boa solução para aqueles que possam se sentir desconfortáveis com a vista que os apartamentos superiores têm da área do Garden: a instalação de um pergolado de madeira, que assegura mais privacidade e ainda protege do sol.

Essa e outras matérias interessantes incrementam a edição 191 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse a revista gratuitamente e boa leitura!