Madeira combina com várias propostas decorativas

Material ganhou destaque no projeto do decorado do 15W22, lançamento da GPE Inc em Goiânia 

Estar em casa deve ser sinônimo de se sentir confortável e acolhido – e a madeira, quando bem utilizada na decoração dos ambientes, pode contribuir muito para essa sensação. Um material orgânico que não sai de moda, ela tem tudo a ver com espaços residenciais.

A versatilidade é outro trunfo da madeira, que pode se fazer presente em nossas casas das mais diversas formas: como revestimento dos móveis, na forma de utensílios e enfeites ou mesmo, aplicada ao piso e ao teto dos ambientes.

Charme atemporal

Apostando no charme atemporal e no ecletismo da madeira, a arquiteta paranaense Patrícia Gasparelo de Alborta e o escritório goiano de arquitetura Bonomiveras a utilizaram em um projeto que fizeram de forma conjunta: o decorado do 15W22, no Setor Oeste, em Goiânia.

Patrícia é da opinião de que a madeira traz uma boa dose sofisticação, conforto e bem-estar aos ambientes, razão pela qual lançou mão desse material no decorado do primeiro lançamento da GPE Inc na capital goiana. “Fizemos o conceito do empreendimento como um todo, que é um conceito moderno, pensando em quem iria morar”, conta a arquiteta. “Eu quis levar isso para o decorado, também – modernidade, beleza e conforto, adaptando às novas necessidades urbanas.”

Já na entrada do decorado, há uma mesa e cadeiras feitas desse material. “O vidro normalmente é mais usado nas mesas, mas a madeira traz mais a ideia de casa, e foi isso o que buscamos – não ser impessoal e dar mais aconchego”, enfatiza Marília Bonomi.

Composição de texturas

Já as cadeiras da mesa e as banquetas que estão na bancada da cozinha não possuem um assento reto, mas sim, com contornos. Segundo Patrícia, trata-se de uma peça de design que é bonita e tem encaixe, e que foi colocada como um adorno. “Não é só uma banqueta, e ainda traz conforto e bem-estar”, diz a arquiteta.

Segundo Marília, as curvas no assento da banqueta e das cadeiras da mesa são para brincar com as linhas retas do restante do ambiente. “Quisemos, também, fugir do estofado, que dá muita manutenção”, acrescenta ela. Para quem almeja usar cadeiras e bancos de madeira em casa, a especialista dá uma dica importante: se for mais largo, o assento fica mais confortável. “No geral, se for ficar sentado por muito tempo, deve-se observar o design”, destaca Marília.

Outra recomendação das especialistas para quem deseja usar a madeira na decoração dos ambientes é fazer uma composição de texturas. Embora a madeira seja um elemento neutro e que se harmoniza com qualquer tipo de material, uma mesclagem torna a composição mais harmônica. Mais uma dica é atentar ao tom da madeira, fazendo uma escolha que não seja nem tão clara e nem tão escura, como um mogno. “A tonalidade vai compor com as outras cores e a madeira combina com tudo”, conclui Marília.