Artifícios como portas escondidas em móveis trazem leveza e equilíbrio aos espaços de uma residência
Por Redação Fotos Buzina de Imagem, Rafael Renzo, Thiago Drummond e Luis Gomes
Nem tudo precisa ficar à mostra nos cômodos de uma casa ou apartamento. Na verdade, um dos objetivos da decoração é justamente garantir um visual bonito, equilibrado e “limpo” aos espaços, o que pode ser feito com o auxílio de soluções “camufladas” que podem agregar muito charme e funcionalidade a um projeto de interiores.
Tais soluções podem ser diversas e incluem recursos como portas escondidas em móveis ou paredes. Sua utilização proporciona mais simetria e elegância aos ambientes e pode configurar os mais diferentes cômodos, como salas e cozinhas, bem como espaços de passagem. Na execução da marcenaria, esse acesso mais discreto tornou-se um “truque” que não desperta a curiosidade em função do seu visual leve.
OTIMIZAÇÃO E PERSONALIZAÇÃO
A arquiteta Carina Dal Fabbro é apaixonada por esse artifício, uma vez que os clientes solicitam a otimização e personalização dos móveis presentes nos ambientes. O recurso conhecido como porta mimetizada, por exemplo, se faz cada vez mais presente em projetos do gênero. Utilíssimas, elas tiram o foco dos elementos, deixando o visual mais atraente e com uma percepção de amplitude.
Como destaca a especialista, a aplicação de formas para ocultar locais de passagem entre os ambientes da casa é superválida, além de muito charmosa. “As portas podem modificar um ambiente e, quando usamos a criatividade para camuflar, o resultado é maravilhoso”, afirma Carina.
Já as penteadeiras com gavetas evitam que os objetos fiquem expostos à poeira. Em dormitórios infantis, uma boa opção para espaços reduzidos é ter uma penteadeira que também possa ser usada como escrivaninha para as atividades escolares.
Essa e outras matérias interessantes estão na edição 209 da Áudio & Vídeo Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!