Com um apelo irresistível, casas com formas quadradas e ângulos de 90º despertam a curiosidade dos brasileiros
De tempos em tempos, a arquitetura nos surpreende com novas concepções e ideias que rapidamente caem no gosto das pessoas, tornando-se tendências. Um exemplo são as “casas cubos”, que estão em alta no segmento da arquitetura moderna.
O público já viu esse tipo de moradia na série Verdades Secretas, disponível na Globoplay. Trata-se da casa do personagem Percy (Gabriel Braga Nunes), que tem um peculiar design de cubo. Segundo o arquiteto Leandro Rhiaff, a habitação tem formas que a credenciam como uma legítima representante dessa tendência.
Percepção diferente
Com traços predominante retos, com formas quadradas e ângulos de 90°, as casas cubos podem parecer exóticas à primeira vista. “Residências que conjugam formas retangulares, sejam em um bloco único ou em vários blocos, seguem esse estilo”, explica Leandro. “A casa de Percy, inclusive, é de fachada contemporânea e pode, sim, ser chamada de casa cubo.”
Porém, o arquiteto ressalta que a propriedade difere mais na forma externa, na percepção que se tem de uma casa. “O telhado costuma ser invertido, ou seja, escondido atrás de platibandas e com escoamento para o centro da casa”, prossegue o especialista. “Os ambientes quadrados ou retangulares viram peças de um quebra cabeça e as circulações, corredores e escadas nascem das intercessões.”
Com a curiosidade do público despertada, têm surgido, nas redes sociais, uma série de perguntas sobre as casas cubos. Uma questão em destaque é, se por não terem um telhado tradicional, essas propriedades seriam mais quentes no verão. O arquiteto Leandro afirma que isso depende muito da forma que o ambiente interno é projetado.
Conforto acústico e térmico
“Ela não é necessariamente quente por causa da forma”, diz o especialista. “Pode e deve ter conforto acústico e térmico planejados desde o projeto, com ventilação cruzada e elementos de controle da incidência de. Segundo o arquiteto, a materialidade não influencia na classificação do projeto. “Podemos ter casas cubo de madeira, aço, concreto armado, alvenaria tradicional e até em contêineres”, garante.
É importante, também, que as áreas da casa destinadas ao lazer – como as piscinas – sigam o mesmo conceito de algo quadrado, em harmonia com a proposta estéticas dessas casas. Inclusive, seguir com as linhas retas nesses nichos da propriedade, bem a paginação de pisos e planejamento de paisagismo, é uma tendência que agrega valor à proposta da casa.
Outro aspecto ressaltado pelo especialista é que tais propriedades podem ter um único andar, algo que vem de uma tradição de grandes arquitetos do século passado. “Existem importantes projetos desse tipo com apenas um pavimento”, conclui Leandro. “Grandes arquitetos modernistas há muitos anos projetaram casas cubos como uma proposta de simplificação da arquitetura na sua forma. Mies Van Der Rohe e Le Corbusier foram alguns deles.”