Arquiteta Ana Rozenblit reformular os cômodos de um apartamento antigo.

Neste projeto, a arquiteta Ana Rozenblit driblou desafios para criar espaços tão charmosos quanto práticos e aconchegantes

Fotos Kadu Lopes

Ana Rozenblit, arquiteta à frente do escritório Spaço Interior, usou muita criatividade e know-how para reformular os cômodos de um apartamento antigo que, por meio de suas mãos experientes, ganhou uma identidade inteiramente nova. O imóvel fica no bairro dos Jardins (zona sul de São Paulo), uma das regiões com metro quadrado mais valorizado da capital paulista.

Uma reforma sempre abre portas para mudanças bem-vindas, que dão um novo ar e personalidade aos imóveis. E a arquiteta aproveitou muito bem essa oportunidade, entregando aos proprietários ambientes cheios de charme, funcionalidade e conforto. Com uma disposição bastante compartimentada na separação dos cômodos e outras demandas no que diz respeito à infraestrutura necessária em décadas passadas, a renovação foi pautada em atender os pedidos dos moradores e solucionar questões à medida que elas surgissem.

ESTAR

“Em obras desse perfil, quando não existe a possibilidade de analisarmos a planta original, encaramos diversos desafios”, conta a autora do projeto. “Mas a experiência do nosso escritório nos deixa seguros quanto às resoluções rápidas e precisas que precisamos tomar em pouco tempo”.

Uma das surpresas encontradas no decorrer deste trabalho foi a descoberta de uma prumada de água no espaço onde foi idealizada a nova cozinha. “Assim, o que seria um impeditivo ou uma atividade mais complicada, conseguimos readequar o projeto e transformar em uma solução incrível”, declara a arquiteta.

A sala de estar do apartamento ganhou uma estante desenhada pela Spaço Interior, que foi composta por armários sem puxadores aparentes, bem como o espaço para a TV e nichos assimétricos para os objetos decorativos. Executado em laca, o design do móvel ressalta leveza e modernidade. No piso, foi realizada a troca do revestimento anterior, que deu espaço à madeira. Esta envolve todo o living e deixa a área social mais convidativa.

O ambiente de estar recebeu móveis com desenhos orgânicos, incluindo poltronas e uma mesa e cadeira com formas arredondadas. O projeto apostou em cores quentes pontuais para este espaço da propriedade, que entregam uma bem-vinda sensação de acalento.

CENÁRIO INTERESSANTE

Um elemento da planta antiga direcionou a criação de um cenário interessante: o pilar, que serviu de ponto de partida para a marcenaria no dormitório. Para conquistar uma suíte bem generosa foi necessário reformular a planta, que, com a nova leitura, conectou dois ambientes em apenas um. O elemento estrutural que poderia ser considerado um inconveniente, uma vez que não pode ser removido, foi valorizado com o revestimento de madeira que demarcou a passagem para o closet do casal.

No centro do closet, o móvel ilha faz as vezes de apoio na hora de escolher o look e vestir-se, além de oferecer mais espaços de armazenamento nas gavetas. “Com as diversas profundidades, elas são maravilhosas para guardar peças íntimas e outros acessórios pequenos como óculos e nécessaire”, analisa a profissional.

INTEGRAÇÃO

Já na cozinha, a palavra-chave foi “integração”. No projeto, essa área do apartamento passou a conversar com os demais ambientes da área social. Porém, para que o cômodo não ficasse sempre à vista dos convidados, Ana apostou em uma estrutura de portas de correr, que são abertas ou fechadas conforme a conveniência. Confeccionadas com lâminas de madeiras e puxadores cava, quando fechadas, as folhas se tornam um grande e elegante painel.

No mesmo ambiente, a bancada de refeições rápidas se sobressai, tendo sido elaborada com um tampo de madeira e combinada com a ilha, que exalta os traços nobres e resistentes. “A moradora tem um lado romântico, que também se conecta com o contemporâneo”, conta Ana Rozenblit. “Por isso, misturamos as portas e gavetas almofadadas azuis com a cuba de louça de porcelana e outros materiais como o vidro canelado e a serralheria, que faz uma alusão ao décor industrial”.

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 208 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!