O curso será oferecido pela ESPM
Segundo dados divulgados recentemente pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), o mercado nacional de produções cinematográficas e audiovisuais, emprega cerca de 98.000 profissionais e gera o equivalente a 25 bilhões de reais ao ano. Só em 2017, foram lançados 140 longas no Brasil, número que, apesar de ainda pequeno, se comparado às produções dos EUA, já é bastante considerável e mostra um avanço em relação ao setor no país.
E devido a fatores como esse, que a ESPM -uma escola de negócios de excelência, especializada em comunicação, inovação e economia criativa- inicia em 2019, seu novo curso de graduação em Cinema e Audiovisual, na cidade de São Paulo. Vale ressaltar que, no RIO, o curso é oferecido há quatro anos, e forma a primeira turma no final deste ano.
“São inúmeras as possibilidades de carreira nesse setor”, diz Gisele Jordão, coordenadora do curso. “Mas a maior carência de profissionais é na área executiva, que envolve desde a produção completa de um filme até o planejamento estratégico”, completa.
Além do foco em negócios, a coordenadora ainda ressalta que um diferencial no conteúdo programático do curso da ESPM, é que oferece conteúdos nas áreas técnicas e artísticas: direção, figurino, produção de trilha sonora, roteiro, entre outros. “Queremos oferecer aos estudantes a possibilidade de aprofundamento em quatro territórios de conhecimento — negócios, desenvolvimento artístico em produtos audiovisuais de ficção e documentais, multiplataformas interativas e games —, que podem ser combinados de acordo com o perfil do aluno e com suas intenções de carreira”, afirma Gisele.
O vestibular para a primeira turma acontecerá em 9 dezembro, e oferecerá 50 vagas. Para mais informações, acesse ao site da ESPM clicando aqui.