Com criatividade e bom gosto, é possível ter em casa um espaço de trabalho aconchegante, prático e bonito
Nos últimos tempos, muita gente passou a estudar ou trabalhar em casa – uma mudança de hábito ditada pela pandemia, mas que continua em voga mesmo após o relaxamento das políticas de isolamento social. O problema é que nem todos dispõem de espaço para a criação de um home office em seus lares, considerando que os imóveis, hoje, tendem a ter metragens pequenas. A boa notícia é que a decoração pode solucionar esse impasse, transformando um dos cômodos da casa em uma área de trabalho aconchegante e funcional.
À frente do Studio Guadix, a arquiteta Júlia Guadix acredita que a falta de espaço não é necessariamente um fator limitante para a implantação de um home office. Ela está acostumada com esse desafio e idealizou diversos projetos que permitiram a seus clientes desempenhar suas atividades profissionais com o máximo de conforto e praticidade.
CÔMODO FIXO
A especialista destaca que a criação de um bom espaço de trabalho deve levar em conta certos aspectos fundamentais. “O home office é essencial e passou de uma condição improvisada para um cômodo fixo da casa, tal qual o dormitório, o banheiro e a cozinha”, afirma Júlia.
Em casas ou apartamentos sem um cômodo específico para o home office, a dica é apostar em uma proposta multifuncional. Por exemplo, o dormitório, que por ser um cômodo com mais privacidade e facilita o foco no trabalho ou estudo.
Com base nessa ideia, a arquiteta projetou um escritório nada convencional para um de seus clientes – o ambiente, porém, foi pensado estrategicamente para ser prático, compacto e passar despercebido nos momentos de descanso. Inserido atrás da cabeceira da cama, o home office não invade os demais cômodos (a divisória vazada, executada em chapa de aço perfurada, bem como porta de correr, tornam o quarto mais privativo na hora de dormir).
“Não bastava apenas achar o lugar ideal, também precisávamos atender às necessidades do morador”, conta a especialista. “Investimos em uma marcenaria com gaveteiros, armários e prateleiras que são úteis para manter o ambiente de trabalho organizado, o que contribui para uma melhor concentração e desempenho”.
SEGUNDO ESCRITÓRIO
Outra cliente da arquiteta desejava ter um segundo escritório em seu apartamento, mas não encontrava um lugar para encaixá-lo nos ambientes. Júlia, porém, conseguiu arrumar um espacinho no quarto de sua cliente para que ela pudesse desempenhar suas atividades.
Dentro do armário, ela tem um cloffice (nada mais do que um home office dentro do armário: “closet + office”) para chamar de seu. “Ali, incluímos mesa, computador e armário com gavetas de uma forma compacta e funcional”, afirma Júlia. Mesmo no quarto, o cloffice não interfere no descanso do casal de moradores, uma vez que basta fechar a porta camarão para que o espaço fique invisível.
MARCENARIA PLANEJADA
A marcenaria planejada foi fundamental para trazer o home office ao quarto casal. Com pouco espaço no cômodo, ocupa muito bem a parede do lado da cama. A bancada, peça fundamental em qualquer projeto de home office, fica a uma altura de 75 cm. Para adicionar uma decoração bacana à área de trabalho, Júlia instalou duas prateleiras.
A arquiteta ainda pensou em uma iluminação eficiente. “Como não temos forro e só há ponto de luz no centro do quarto, aproveitamos a prateleira para embutir uma fita LED, que garante uma iluminação perfeita para o trabalho”, lembra a especialista. Como está em um ambiente de descanso, ela teve o cuidado para projetar um home office pequeno e clean, sem interferir no relaxamento do casal.
SIMPLICIDADE
Em outro projeto assinado pela arquiteta, a simplicidade e a compactação foram os elementos que garantiram a efetividade de um home office idealizado para um casal de moradores. Em um pequeno espaço da área social, Júlia instalou uma bancada em MDF madeirado que acompanha toda a extensão da parede da janela. Um pouco acima, a prateleira mais estreita acolheu os bonecos Funko Pop que compõem a decoração.
Para auxiliar na organização, um gaveteiro armazena os itens de escritório. Outro detalhe importante é a persiana romana que controla a entrada de luz, permitindo um maior conforto visual durante o trabalho. “O home office foi dividido igualmente em dois, para que o casal pudesse trabalhar lado a lado”, observa a especialista. “A bancada de madeira apoia não só os notebooks, como, também, os Funko Pops colecionáveis dos moradores”.
Vale destacar que a própria Júlia conta com um espaço para home office em seu apartamento. Porém, ao invés de um cantinho na sala ou no quarto, a arquiteta elaborou uma salinha destinada ao trabalho. Com 1,75 x 3,15m, foi possível encaixá-lo na área social do apartamento de 72m², onde a parede de drywall fez a separação com a sala de estar. A outra parede conta com bricks cerâmicos.
Apesar de compacta, a área de trabalho oferece bastante conforto. Isso porque, além da bancada instalada na altura correta, Júlia incluiu uma poltrona para descansar, caixas para organizar amostras e outros itens, plantinhas e um lugar para papéis. “Projetei este home office do jeitinho que eu queria”, conclui a arquiteta. “Ficou um ambiente agradável, com luz natural, móveis confortáveis e tudo ao meu alcance”.
Essa e outras matérias interessantes estão na edição 205 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia acesse gratuitamente e boa leitura.