Marcenaria produzida pela Euroline leva a assinatura do designer Ricardo Barddal e fabricação da Bell’Arte

Texto: Eduardo Torelli

Fotos: André Mello

 

A marcenaria da cobertura no litoral paulista (SP) foi executada pela Euroline, enquanto o sofá Flip (reclinável e retrátil) leva a assinatura do designer Ricardo Barddal e foi fabricado pela Bell’Arte (a peça conta com um sistema exclusivo de movimento simultâneo de alongamento do assento e reclinamento do encosto). As poltronas cúpula que aparecem em frente ao espelho são da Mannes Estofados (com design de Roberto Mannes Jr.) e as mesas laterais redondas vieram da Masotti. As mesas de centro e de apoio (esta, posicionada entre as poltronas cúpula) foram criadas pela Essenza Design. Todos os móveis foram fornecidos pela DNA Móveis.

A dupla de arquitetos ainda chama a atenção para o projeto luminotécnico, que prioriza a sustentabilidade e a economia (fatores muito relevantes hoje em dia). “A iluminação utiliza lâmpadas de LED – mas modelos que reproduzem de maneira fidedigna o efeito esperado, com a temperatura ideal e um bom IRC”, observam Gabriel e Gil da Arquitetura de Interiores. “Tudo isso sem perder, também, os efeitos cênicos, com a mescla de algumas lâmpadas halógenas. As cenas são as mais variadas possíveis, o que permite à propriedade ter uma infinidade de ‘caras’ por meio da luz.”

Muitos artifícios garantem os efeitos de iluminação, incluindo as arandelas (algumas com lâmpadas halógenas e outras em LED). “A maioria das peças é da marca Belalucce e foi fornecida pela Luminari”, revelam os arquitetos. “No que se refere aos elementos decorativos, vale destacar peças como as arandelas Kirkwood utilizadas sobre o aparador, a caminho da sala de home theater, e o lustre do tipo ‘candelabro’ Flirt, da Corbet, manufaturado em ferro forjado à mão e com acabamento em folhas de prata. Já o lustre escolhido para a Sala de Jantar – o Chimera – é um pendente com acabamento em folhas de prata e correntes de níquel e cristal com tubos com vidro soprado. A luminária de piso utilizada sobre as chaises do living – a Tolomeu Mega, produzida pela Artémide – é uma das peças premiadas da marca.”

Gabriel e Gil reforçam que, em um projeto de decoração, não é apenas o pedigree dos móveis e peças decorativas que criam uma ambientação vitoriosa. “Quando elaboramos um layout, gostamos de imprimir essa carinha gostosa à propriedade – artifícios como o tricô, o crochê, mantinhas e um belo paisagismo criam um valor nostálgico e transmitem um sentimento de cuidado”, concluem os profissionais. “É como se alguém tivesse parado para elaborar aquele espaço, para fazê-lo ‘nascer’ – e foi precisamente o que aconteceu aqui.”