Living com sala de TV dupla em varanda integrada

Living com sala de TV dupla em varanda integrada é o grande destaque de um elegante apartamento em São Paulo

Cada vez mais, a integração de espaços ganha protagonismo no universo dos projetos de arquitetura e decoração. Além de permitir que as áreas de uma residência sejam mais bem aproveitadas, esse conceito traz uma aura de leveza e fluidez aos ambientes, que se conectam e se complementam.

Aos arquitetos e designers de interiores, cabe a tarefa de promover essa integração das formas mais criativas e equilibradas possíveis. Um bom exemplo é este belo projeto criado por Daniela Funari para um apartamento em São Paulo, onde a área social foi integrada com inteligência e bom gosto.

JUNTOS, MAS SEPARADOS…

Ao mesmo tempo interligadas e independentes, a sala de estar e a varanda foram transformadas em áreas ideais para confraternizar com amigos e familiares e desfrutar de bons momentos de diversão. Os espaços têm uma estética irresistível (na sala de estar, mais clássica e sóbria; e na varanda, com um toque mais clean) e contam com um mobiliário moderno e confortável, além de grandes televisores que atendem aos dois ambientes.

Daniela conta que foi necessária uma pequena intervenção para que a sala de estar e a varanda ganhassem o aspecto que têm atualmente. “A ideia era termos dois ambientes integrados de forma leve”, diz a arquiteta. “Com isso, tiramos a caixilharia entre a sala e a varanda, mas mantivemos esses dois ambientes separados”.

As TVs foram instaladas nos dois lados de um mesmo painel, que fica na divisa entre as duas áreas. Por meio dessa solução original, uma criança pode assistir a seus desenhos animados favoritos confortavelmente deitada no sofá do home theater, enquanto, do outro lado, os adultos acompanham uma partida de futebol no gourmet/living. Caixas de som conectadas à TV voltada para o living se encarregam de proporcionar às sessões de cinema em casa um áudio digno das salas de cinema.

Outro elemento comum aos dois espaços é uma lareira ecológica com base marmorizada, que torna a experiência de assistir TV em dias frios muito mais prazerosa e aconchegante.

Segundo Daniela, a inclusão da lareira no projeto foi uma premissa trazida pelos clientes. “Eles gostariam de tê-la atendendo a todos os ambientes do living integrado”, recorda a especialista. “Com isso, a locamos abaixo da TV, em um vão criado entre os dois ambientes. Por essa composição, toda a estrutura do painel foi fixada na laje, dando essa liberdade, abaixo, para deixar vazado”.

UM TOQUE DE MODERNIDADE

A escolha dos móveis atendeu a uma diretriz básica do projeto, que era dar ao apartamento um ar moderno. “Assim, trouxemos mobiliários e linhas de marcenaria planejada retas, com toques de sofisticação”, revela a arquiteta. “Temos, no home theater, um sofá retrátil de frente para a TV, enquanto a varanda ganhou uma ‘cara’ de sala de estar. Por isso, propusemos um mobiliário mais sofisticado, com o sofá com ‘gomos’”.

Uma estante em formato de “L” compõe com a integração do living e acompanha o desenho do projeto, aproveitando a circulação entre a sala de estar e a cozinha. Ao mesmo tempo funcional e estiloso, o móvel possui amplos espaços para acomodar itens de decoração. Reforçando a proposta integrada dos ambientes, um mesmo padrão de iluminação se repete em todo o living, tanto no que se refere ao tipo de spot adotado como à coloração das lâmpadas.

A automação foi o toque final em um projeto concebido e executado com muito capricho. Lâmpadas, persianas e o ar-condicionado foram automatizados, para que os proprietários do apartamento possam desfrutar dos ambientes com conforto e praticidade. “Porém, seus sistemas são separados”, conclui Daniela. “As lâmpadas são acionadas pela Alexa, o ar-condicionado, pelo celular, e as persianas, por meio de controle remoto individual”.

Essa e outras matérias interessantes na edição comemorativa (200) da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!