Uma peça versátil, além de útil no dia a dia, o buffet merece destaque em projetos de interiores
Sempre haverá lugar para ele em projetos de interiores charmosos e cheios de personalidade. Uma peça elegante e atemporal, o buffet (especialmente quando fabricado sob medida) também pode ser muito útil no dia a dia dos moradores de uma casa ou apartamento, particularmente em ambientes como salas de estar ou de jantar.
Porém, como ensina a arquiteta Daniela Funari, o móvel deve ser anexado à residência de forma adequada, para que possa desempenhar o papel que dele se espera. “Somente quando o buffet está bem inserido no projeto de interiores é que podemos explorar sua potencialidade máxima”, afirma a especialista.
SOLUÇÃO EFICAZ
No décor, o buffet é um elemento que atende com muita elegância e funcionalidade o ambiente social. Desde que combine com os diferentes estilos arquitetônicos, o móvel é sempre uma solução eficaz. Em seus projetos, Daniela tem o cuidado de utilizá-lo de formas que evitem a monotonia.
A arquiteta considera o buffet um item clássico e atemporal, desempenhando a importante função de prover apoio para artigos que precisam estar facilmente ao alcance da mão. Um estilo criativo e despojado de buffet é aquele que denota o efeito lúdico de ‘levitar” no ambiente. Fixado à parede, o resultado contribui para um espaço leve e fluido, onde o elemento se destaca graciosamente, deixando o espaço inferior livre.
Em um de seus projetos, a arquiteta lançou mão de um buffet com ripas de madeira que ganhou um amplo espelho instalado acima, agregando a sensação de ampliação ao espaço. Para completar, um vaso com flores e uma figura sacra foram escolhidos para decorar sua superfície. Posicionado na sala de jantar, o móvel ajuda a guardar a prataria utilizada durante almoços e jantares.
Também suspenso na área social de um apartamento decorado pela especialista, um buffet elaborado pela arquiteta marca presença na sala de jantar com a mesma linguagem da madeira utilizada no rack do estar. Ao lado da bancada de refeições rápidas, além de cantinho do café, ele pode complementar o apoio ao servir em ocasiões especiais.
COMBINAÇÃO INTERESSANTE
A mescla entre buffet e adega é uma combinação interessante e muito presente na arquitetura de interiores, uma vez que os compartimentos oferecidos pelo buffet podem servir para armazenar utensílios que facilitam o preparo e o momento de servir as bebidas. Além disso, a combinação desse trio cria um ambiente completo para o receber convidados e aproveitar o happy hour.
Com adegas instaladas na parte inferior do buffet, uma sala de jantar criada por Daniela para um apartamento ganhou uma cristaleira suspensa para o armazenamento de taças e copos, sendo um ambiente totalmente equipado para o home bar. Para quem necessita de um espaço generoso na sala de jantar, a ideia é incluir um buffet igualmente amplo e com inúmeras possibilidades de armazenamento. Para isso, ao invés de um móvel solto, ele pode se configurar em uma marcenaria planejada que considera também a instalação de armários superiores.