“Ué, onde eu gastei todo o salário deste mês?”

0
aplicativo para controle de gastos
Conheça o Citizen: aplicativo para controle de gastos

Aplicativo do IBPT organiza gastos e aponta perfil econômico do usuário

O mês mal passou da metade, mas o dinheiro acabou. Ou, então, está bem perto do fim e sendo gasto em doses homeopáticas. Aí, a pessoa se questiona: “ué, mas onde eu gastei todo o meu salário?”. Esse é um cenário bem comum, não é mesmo? Então, a pergunta que fica é: como controlar as contas e evitar que o seu dinheiro escoe em gastos que você não tem a mínima ideia sobre como ocorreram e para que serviram? A boa notícia é que já existe aplicativo para controle de gastos que auxiliam enormemente na economia cotidiana.

Uma alternativa é o ‘Citizen – Cidadão Contribuinte’, criado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação). Por meio do aplicativo, o usuário tem a dimensão de seus gastos e sabe exatamente para onde seu dinheiro está indo. O coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, afirma: “é o primeiro aplicativo do Brasil a reunir as mais variadas informações sobre os hábitos de consumo do cidadão. Ali ele fica sabendo qual item custou mais caro, em qual estabelecimento suas compras foram mais vantajosas e com um diferencial único dos demais aplicativos que prometem gerenciar os gastos: no Citizen, o usuário sabe quanto daquilo que ele gastou foi em impostos”.

Controle dos impostos

Protagonista em assuntos que estão diretamente ligados ao cotidiano do cidadão brasileiro, o IBPT é um dos responsáveis pelo projeto que se tornou Lei Federal nº 12.741/2012. A lei obriga o comerciante a colocar em local visível, seja na gôndola, cartazes, prateleiras ou nota fiscal o valor pago pelo consumidor em tributos.

“O Brasil está entre os países com a maior carga tributária do mundo. Arrecadam-se valores muito altos em impostos, mas pouco se retorna para a população. Assim, é fundamental que não sejamos omissos em relação ao que consumimos e quanto pagamos de impostos. E é para isso que criamos o Citizen, para estarmos cada vez mais conscientes do nosso papel como cidadão, consumidor e contribuinte”, declara Amaral.

Aplicativo para controle de gastos

De interface simples e intuitiva, o Citizen não coleta informações como número do CPF, e nem mesmo o valor da sua renda mensal, uma vez que a função do aplicativo não é captar informações pessoais, mas servir como um auxiliar financeiro no controle e gerenciamento de gastos.

O aplicaito está disponível nas plataformas Android e iOS. Após baixar o aplicativo e fazer o cadastro inicial, o usuário faz a leitura do QR Code da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) ou, então, do código de barras do DANFE da NFe (Nota Fiscal Eletrônica) de cada compra, podendo também lançar notas fiscais de meses anteriores. Por meio do app é possível controlar os gastos por categoria. São elas: data, valor total e estabelecimento. Pode-se ainda pesquisar a evolução do valor unitário de cada bem ou mercadoria. Após seis meses de uso constante, registrando os gastos, o aplicativo identifica a inflação do usuário.

“A nossa meta é de que quatro mil pessoas façam a instalação e o uso do Citizen todos os meses. Dessa forma, estamos ajudando a população a ter educação financeira. Consequentemente, ela participa mais proativamente da sua vida como contribuinte”, conclui Amaral.