Apartamento em São Paulo que captura a essência litorânea .

Materiais naturais emprestam um clima de “casa de praia” a apartamento em São Paulo

Imagine morar em meio ao agito e à modernidade da capital paulista, e ainda assim, viver imerso em uma atmosfera própria das mais relaxantes casas de praia? Esse privilégio foi concedido aos proprietários de um apartamento em São Paulo que captura a essência litorânea e é o lugar perfeito para relaxar e curtir momentos de descontração.

Nada disso, porém, seria possível sem o know-how e bom gosto das arquitetas Ieda e Carina Korman, que escolheram a dedo cada elemento da decoração, sempre pensando em proporcionar aos moradores do apartamento a sensação de estarem conectados à natureza. Este projeto é um ótimo exemplo do que o estilo praiano (também chamado de litorâneo ou coastal) consegue entregar.  

INTEGRAÇÃO DE ESPAÇOS

Quando buscaram a consultoria das arquitetas, os proprietários do imóvel de 200m² almejavam exatamente um lar sintonizado a essa tendência e com um leve toque de modernidade. Para cumprir a missão, o escritório Korman Arquitetos recorreu a estratégias como a integração de espaços, utilizada nas salas de estar e jantar, cozinha e varanda, que se comunicam e dão acesso direto à piscina da cobertura, separadas apenas por grandes portas de vidro. Modificamos o layout, revestimentos e acabamentos, além de rede elétrica e hidráulica”, conta Ieda Korman. “Mas é a decoração com elementos naturais, unida à essa paleta bem definida, que entrega esse sentimento de bem-estar a todos, com uma atmosfera que remete ao veraneio e à casa de praia em plena cidade”.

No hall de entrada, o grande destaque é um pequeno móvel azul, desenhado pelo escritório e que serve para acondicionar objetos como chaves, chapéu e roupas, além de servir de apoio para as cordas navais presas aos pórticos que remetem à temática praiana. Mais à frente, a sala proporciona uma sensação de relaxamento com sua mescla de branco e azul, enquanto um sofá de canto, em composição com poltronas azuis, sublinha a aura aconchegante do cômodo. Ainda, folhas estampadas nas almofadas, alinhadas com o tapete, lembram as ondas do mar. Repleto de cores marcantes e texturas, o estar revela a unidade por meio do piso de porcelanato em tom de areia que cobre todo o andar.

CIRCULAÇÃO FLUIDA

Foi realizada uma intervenção no espaço da cozinha, para que se obtivesse uma perfeita integração entre o living e a sala de jantar, o que também tornou mais fluida a circulação e interação da família. Toda a marcenaria em laca foi desenhada para proporcionar um toque quente. Marcada por texturas e cores vibrantes, os detalhes da cozinha se complementam e promovem uma experiência sensorial agradável e tranquila.

A coifa sob medida vem diretamente do forro e dá suporte ao cooktop na ilha, que ainda ganhou banquetas em verde-água, produzidas com materiais de corda e perfeitas para refeições rápidas. “Esse espaço da cozinha era um dos quartos na planta original, mas, com a mudança do layout, conseguimos entregar mais comodidade e essa integração sensacional”, prossegue Ieda.

A mesa de jantar oval, por sua vez, garante o conforto dos visitantes em confraternizações realizadas no apartamento, sendo iluminada por luminárias de palha que resgatam a temática praiana. Ieda explica que, nesse projeto, o espaço estava mais limitado para dispor de muitos móveis. Logo, optou-se pela mesa oval, que foge ao convencional sem comprometer a circulação no ambiente.

Seguindo o acesso, o caminho leva à uma varanda com piscina charmosa e alegre, equipada com espreguiçadeiras e uma mesa de apoio para os fins de semana. Na área íntima, encontramos a mesma unidade visual de todo o apartamento. No quarto, a protagonista do décor é a cabeceira de cama forjada em madeira de demolição tratada com uma pintura rústica/abstrata elaborada pela própria Ieda – um elemento que, graças ao mix de cores e texturas em seus veios aparentes, trouxe ainda mais identidade ao projeto, nas palavras da própria criadora do projeto.