Com 56 ambientes, edição 2021 da CasaCor São Paulo propõe reflexões sobre temas importantes do mundo pós-pandemia
Fotos MCA Estúdio e Evelyn Muller
O evento mais deslumbrante e famoso dedicado aos segmentos de decoração e arquitetura está de volta. Agora realizada no Parque Mirante, na Rua Padre Antônio Tomás, 72, anexo ao Allianz Parque, a CasaCor São Paulo chega com o tema “A Casa Original”. Os visitantes poderão apreciar os ambientes que compõem a mostra em 2021 em um espaço que ocupa todo o rooftop do prédio, com vista privilegiada para o Pico do Jaraguá, e mais um pavimento do edifício. O evento obedece a todos os protocolos sanitários necessários para assegurar o bem-estar do público em tempos de pandemia.
A Mostra conta com 56 ambientes e segue em exibição até o dia 15 de novembro. O tema atual (“A Casa Original”) busca promover a reflexão sobre diversos assuntos prementes do momento, inclusive um evidente desejo de retorno às origens e de buscar, na ancestralidade e na simplicidade, o equilíbrio necessário entre o passado e o futuro.
Já na entrada, o público é brindado com uma instalação sinestésica e imersiva criada pelo artista Felipe Morozini, batizada como Uma Luz no Fim do Túnel. Os visitantes adentram o fascinante mundo da CasaCor por meio de um grande túnel, no qual as moradas da natureza, como colmeias, ninhos de João de Barro, cupinzeiros, conchas de moluscos e casulos, representam a casa ancestral.
Arquitetos da natureza
“Sempre tive o desejo de materializar a sensação coletiva da luz no fim do túnel e fazer a entrada da CasaCor São Paulo me trouxe essa oportunidade”, comenta Morozini Ainda segundo o artista, a deia é falar um pouco sobre esperança em tempos difíceis, trazendo o exercício de olhar para trás, pensar no que já aconteceu. “Além disso, quis celebrar os arquitetos da natureza, com um olhar que coloca o que é pequeno em proporções grandiosas”, completa o criador da instalação. “Quem visitar o espaço irá viver uma experiência única e muito pessoal.”
Livia Pedreira, presidente do Conselho Curador da CasaCor São Paulo, destaca que os visitantes, ao longo da mostra, são apresentados a várias interpretações do tema central. “Há muitos ambientes fluidos, que propiciam a convivência, sempre banhados de luz natural e muitas plantas, ecos da imersão que estamos vivendo nessa pandemia”, observa Livia. Também em sintonia com os novos tempos, o evento promove a sustentabilidade. O respeito ao meio ambiente se tornou não apenas uma importante tendência do setor, mas a força motriz de toda a mostra, que tem alcançado níveis surpreendentes com seu programa de gestão de resíduos (implementado desde 2016).
“Sinônimo de sustentabilidade”
“A CasaCor São Paulo é sinônimo de sustentabilidade”, afirma Darlan Firmato, arquiteto e Gestor de Sustentabilidade da mostra. “Implementamos diversas medidas, começamos um forte trabalho junto aos profissionais, grandes influenciadores do segmento e hoje, podemos dizer que, dentro do evento mostramos que a sustentabilidade é real e possível de alcançar, não apenas na gestão local. Esse trabalho serve como referência para os projetos dos arquitetos realizados fora daqui, pois esses profissionais apostam cada vez mais em construções inteligentes para o presente e futuro.”
Além de adotar medidas como obra secas, economia e reutilização de recursos hídricos, economia de energia, coleta seletiva, programa de reciclagem e destino adequado para resíduos, promovendo a economia circular, a CasaCor realiza doações de materiais de construção resultantes do desmonte do evento para ONGs. Nesta edição, a mostra fará 100% de compensação para suas emissões de carbono, além de ter a certificação Lixo Zero e o selo HBC (Healthy Building Certificate).
Valores essenciais
Um projeto disruptivo criado pelo Estúdio Guto Requena + Pax.Arq, a Casa LG ThinQ foi pensada para um cenário em que a construção civil é uma das principais responsáveis pelas emissões de CO2 na atmosfera, o que demanda formas inovadoras de projetar e construir. Totalmente open-source, este projeto de fabricação digital busca disseminar um método construtivo sustentável, a partir de uma plataforma global de colaboração.
Já o Ateliê Deca, que leva a assinatura de Leo Romano, apresenta-se como uma imponente estrutura de quase 400m², idealizada como um portal que convida o visitante a desacelerar de sua rotina e prestar mais atenção em valores essenciais. A atmosfera que o público experimenta ali é muito positiva, graças à forte presença de luz natural. Com inspiração nórdica, a arquitetura utiliza uma técnica construtiva de travamento de madeira Cambará e telhado translúcido, o que resulta em uma plasticidade simples, atraente e ecologicamente correta.
Gastronomia e serviços
Quem visitar a CasaCor São Paulo ainda encontrará uma ótima infraestrutura de gastronomia e serviços. Este ano, o evento traz de volta dois parceiros de longa data, o Badebec, com as delícias criadas pela chef Lourdes Botura, e a famosa padaria Dona Dêola, com seus tradicionais quitutes. Uma grande variedade de bebidas também é encontrada no The bar.com, que oferece uma carta de drinks especiais, preparados com produtos da Johnnie Walker, Tanqueray, Smirnoff, Ketle One e Baileys. Com vista para o estádio de futebol, o local é palco de masterclasses gratuitas sobre bebidas.
Por fim, no mall de CASACOR, a Unisaber Livraria disponibiliza uma boa seleção de livros de Arte e Arquitetura, enquanto a Gustavo Eyewear encanta com sua seleção de armações de óculos de grau e de sol. As fragrâncias exclusivas para casa da Mels Brushes Fragrances também estão no evento, ao lado da Loja CasaCor por WestWing, com sua seleção de itens de decoração e mobiliário.
Serviço:
CASACOR São Paulo 2021
Onde: Parque Mirante, Rua Padre Antônio Tomás, 72, anexo ao Allianz Parque
Quando: de 21 de setembro a 15 de novembro de 2021
Horário de funcionamento: Terça a Domingo das 12h às 22h
Bilheteria digital: https://casacor.byinti.com