Inspirado na natureza e na magia da infância, o quarto criado pela arquiteta Yara Elias que une brutalismo, biomimética e fantasia em um refúgio sensorial para o bebê
Fotos: Guilherme Dinamarco
A arquiteta Yara Elias estreia na 38ª edição da CASACOR São Paulo com um ambiente encantador e surpreendente: o “Quarto Gruta do Bebê”. Inspirado na conexão entre natureza e infância, o projeto marca sua primeira participação na mostra com uma proposta que une arquitetura brutalista, elementos lúdicos e conceitos da arquitetura biomimética — tudo pensado para proporcionar acolhimento, beleza e estímulos ao desenvolvimento do bebê.
GRUTA MÁGICA PARA OS PRIMEIROS SONHOS
Apaixonada pelo universo lúdico, Yara Elias foi convidada a assinar o exclusivo “Quarto de Bebê” da edição. O desafio foi transformado em poesia arquitetônica: “Minha intenção foi unir conceitos dos estilos brutalista e lúdico associados à arquitetura biomimética e criar um quarto inspirador para o bebê descobrir e explorar gradativamente as belezas da vida fora do útero da mamãe”, conta.
O ambiente propõe a metáfora de uma gruta — um abrigo primitivo, natural e seguro — como símbolo da transição entre o útero e o mundo exterior. Com curvas orgânicas, tons neutros, iluminação indireta e nichos iluminados, o espaço desperta a curiosidade e a calma em igual medida.
DESIGN SENSORIAL COM TECNOLOGIA
A experiência sensorial é potencializada por um sistema de automação que permite ajustar as cenas com comandos de voz, como “Alexa, hora de brincar”. A música de ninar ao fundo embala a atmosfera acolhedora, enquanto adornos como gnomos, cristais murano e vegetação completam o ar encantado do ambiente.
Para compor o ambiente, Yara firmou uma colaboração com a Muskinha, marca referência em mobiliário infantil criada por Amanda Chatah. Juntas, lançaram uma linha de móveis exclusiva para o espaço. Entre os destaques estão a “Mesa Mel” e a “Cômoda Doro”, batizadas em homenagem aos afilhados da arquiteta, além de peças como o “Espelho Portal” e o “Tapete Cristal”, que remetem diretamente ao conceito da gruta.
Todas as peças foram desenhadas à mão por Yara Elias, que também criou prateleiras, berço e adornos em formatos orgânicos, reforçando a proposta de um refúgio acolhedor, repleto de magia e personalidade.
REFÚGIO, AFETO E DESCOBERTA
Em sintonia com o tema da CASACOR deste ano — conexão com a natureza e sustentabilidade —, o “Quarto Gruta do Bebê” é mais do que um dormitório infantil: é uma experiência sensorial e afetiva, cuidadosamente pensada para transmitir serenidade, estímulo e encantamento. Ao estrear na mostra com tamanha sensibilidade, Yara Elias emociona e convida todos os visitantes a mergulharem nessa jornada que ressignifica o início da vida.