Imóvel sustentável consegue abrigar até duas pessoas
Texto: Karina Fascina
Imagens: Divulgação
Em prol da sustentabilidade e de novas maneiras de contribuir com a preservação do meio ambiente, três arquitetos da Eslováquia – Tomas Zacek, Sona Pohlova e Igor Zacek – projetaram uma microcasa alimentada por energia solar e eólica.
Chamada de Ecocapsule, o projeto nasceu em 2008, durante a competição ‘Andes Sprout Society’. Embora pequena, a casa consegue abrigar dois adultos de maneira confortável. O lar possui, em seu interior, todos os cômodos necessários para a sobrevivência, como banheiro, cozinha e quarto.
A Ecocapsule é equipada com um sistema duplo de produção energética solar e eólica e uma superbateria. Sua forma esférica é feita para recolher água da chuva e filtros permitem que o morador utilize posteriormente a água purificada. Assim, reaproveitando a água e contribuindo com o meio ambiente.
O mais interessante é que o morador pode escolher o que tem ao seu redor – a Ecocapsule pode ser levada para qualquer lugar por meio de containers ou até mesmo pode virar um trailer se forem colocadas rodas em sua estrutura.