Sempre uma opção interessante, camas soltas trazem mais leveza ao décor do quarto.

Saiba como adicionar mais fluidez e personalidade à decoração do quarto utilizando as versáteis camas soltas

Fotos Rafael Ramos e Erika Urbino

Em busca de uma solução prática e charmosa para acrescentar mais estilo e leveza ao décor do quarto? Então, é hora de conferir as dicas da arquiteta Mari Milani, que ensina como fazer o melhor uso possível de um móvel eclético que nunca sai de moda: a cama solta, que, além de confortável, pode ajudar a definir o estilo de um ambiente.

Desde que inserido em um layout que combine com sua proposta, o móvel pode agregar funcionalidade e charme ao quarto. “Essa é uma tendência que propicia a percepção de um ambiente mais leve, fluído e sofisticado”, afirma Mari. A arquiteta também ressalta que as camas soltas estão disponíveis em uma grande variedade de acabamentos, o que também pode ser usado a favor do projeto de decoração.

SOB MEDIDA

Por conta dessa característica, é possível optar por um modelo cujo design e constituição se alinhem à estética escolhida para o ambiente. Seja a cama em questão feita de madeira, ferro, alumínio ou tecidos, como a camurça, suede e veludo, ela pode ser integrada ao conjunto do design. Também segundo a especialista, essas características são excelentes quando a ideia é apostar em uma proposta temática para o projeto, ou então, trabalhar com um mix de materiais e texturas para criar volumes diferentes.

Vale lembrar que, mesmo que as opções de camas soltas encontradas no mercado não sejam compatíveis com a proposta do décor, ainda é possível utilizar esse recurso investindo em um modelo feito sob medida. Essa alternativa também pode ser usada quando o espaço disponível no ambiente for muito compacto. “Em geral, essa oportunidade resolve o dilema da escassez de espaço, já que, além das dimensões necessárias, adaptamos as referências para a execução de gavetas e baús”, conta a arquiteta.

Outra possibilidade oferecida pela cama solta é a de brincar com a própria parede em uma espécie de jogo cênico. Para tanto, Mari avalia as camadas a serem criadas por meio da parede e da cabeceira, como, também, a combinação entre os materiais e as texturas. A seguir, confira quatro projetos da especialista que fizeram um uso criativo e elegante das camas soltas.

BASE NEUTRA

A cama solta escolhida para este projeto de dormitório possui cabeceira de camurça, em tom cinza, que propiciou uma base neutra para o painel de madeira liso e ripado e com a inserção de LED. “Nesse modelo selecionado, a camurça também acompanhou o invólucro do estrado e os pés são de madeira”, detalha Mari Milani.

ENCANTO ATEMPORAL

As clássicas camas soltas de madeira, com suas cabeceiras muito bem trabalhadas, continuam atemporais e responsáveis por efeitos belíssimos, como nesse outro projeto assinado pela profissional. Além do papel de parede complementar o móvel, o banco, no mesmo material, tornou-se sua extensão dentro de um décor contemporâneo e arrojado.

ATMOSFERA ROMÂNTICA

Imponente, o design da cama de ferro contribuiu para a atmosfera romântica pretendida pela arquiteta para esse dormitório. Com uma leitura revisitada, as referências clássicas são percebidas pelas boiseries e o rosa antigo que as recobrem.

PROJETO PERSONALIZADO

Nesse projeto personalizado, a cama foi disposta milimetricamente no centro do amplo painel ripado de madeira com laterais espelhadas. Por aqui, todas as peças que compuseram esse dormitório foram pensadas dentro das pequenas dimensões – o comprimento do espelho, o tamanho das mesas laterais e da própria cabeceira.