É necessário saber um pouco das características para obter resultados satisfatórios
Texto: Amanda Libel
Foto: Divulgação
Além de saber quais caixas são as melhores para cada ambiente, é importante conhecer um pouco sobre a função delas, para obter resultados ainda mais satisfatórios na hora de compor seu home theater. As caixas frontains podem ser de embutir no teto, bookshelf ou torres, estas possuem a função de reproduzir o som estéreo. Durante a reprodução de uma música ou um filme, elas intercalam a reprodução dos sons em sincronia com as imagens. Em geral, as caixas frontais reproduzem sons de fundo e efeitos especiais que se produzam fora do campo de visão, como um barulho de um carro se aproximando.
Fundamental em um conjunto de home theater, a caixa de som central tem como função a reprodução dos diálogos e vocais primários. As caixas de som laterais e traseiras têm como objetivo gerar uma atmosfera envolvente, ampliando a sensação de estar dentro do filme ou série que assiste. Elas são responsáveis pelos sons periféricos, como o som da chuva ou barulhos do mar e do vento.
Por fim, o subwoofer é um dos principais elementos de um bom home theater, é ele que oferece a sensação de que a batida de carro no filme parece ter sido na frente da sua casa, ou que o celular que está tocando é o seu. A maioria dos filmes e músicas possuem um canal de baixa frequência dedicado, cujo objetivo é fazer com que todos os sons pareçam ainda mais realistas.