Sem fios e com Alexa, fone Amazon Echo Buds entrega uma experiência diferenciada em qualquer hora ou lugar
A evolução dos fones de ouvido não para, e isso explica por que esses dispositivos têm um número cada vez maior de adeptos em todo o mundo. No Brasil, não é diferente – e por esse motivo, a chegada do Amazon Echo Buds ao País está sendo comemorada por muitos consumidores, que querem o máximo de praticidade e desempenho na hora de curtir suas músicas e podcasts preferidos. Além de produzir um som de qualidade e contar com tecnologias como o Cancelamento Ativo de Ruídos, o produto tem a seu favor a inteligência e a funcionalidade da Alexa.
Recebemos, para teste, o fone de ouvido inteligente e sem fio da Amazon, que se destaca em muitos aspectos. Nas mais diversas situações, o dispositivo ofereceu uma experiência bastante confortável e satisfatória, além de ser bonito, discreto e ergonômico. O comando de voz torna a utilização do produto bastante simples, além de lúdica, e permite alguns privilégios que não são oferecidos por equipamentos sem essa funcionalidade. Na cor preta, os Echo Buds estão disponíveis em duas versões: uma com estojo de recarga com fio (R$ 899,00) e outra com estojo, que permite recarga sem fio (R$ 999,00).
FRASES DE COMANDO
O primeiro aspecto a ser destacado é a excelente ergonomia dos fones. Uma vez ajustados aos ouvidos, eles permanecem firmes no lugar, independentemente dos movimentos que você faça. O produto também é extremamente confortável, sendo possível, inclusive, personalizar o ajuste de acordo com a sua anatomia.
O Amazon Echo Buds possui classificação IPX4 e é resistente à ação da água e do suor. O dispositivo ainda vem com quatro opções de ponteiras e dois tamanhos de ganchos e conta com ventilação embutida, o que diminui a pressão intra-auricular. Entre as ponteiras disponíveis, você pode escolher a que melhor se ajusta ao seu canal auditivo, obtendo o máximo de conforto durante a utilização. Um recurso muito bacana é que, por meio do aplicativo da Alexa, é possível fazer um “teste de ponteira”, o que ajuda a descobrir qual tamanho é mais adequado a você.
Durante a utilização, para pausar o áudio, basta levar uma das mãos à altura do ouvido e tocar no dispositivo uma vez. Tocando no fone duas vezes, você avançará para a próxima música. E se quiser retornar à faixa anterior, basta tocar no fone três vezes. Desse modo, é fácil controlar o dispositivo enquanto você faz sua corrida diária ou se exercita na academia. Para alternar entre o modo ambiente e o cancelamento ativo de ruído, é só levar o dedo ao fone e pressioná-lo rapidamente.
É claro que, com o comando de voz, o uso é ainda mais dinâmico. E nesse sentido, o Echo Buds está preparado para responder de maneira eficaz às suas solicitações. O dispositivo conta com microfones avançados que permitem acessar rapidamente todo o conteúdo e os recursos da Alexa. Quem já usou o comando de voz de uma TV inteligente sabe o quanto é prático simplesmente dizer em voz alta o que você quer, e ser prontamente atendido pelo aparelho. Este fone oferece a mesma funcionalidade. Por meio de frases de comando, você pode pedir à Alexa que reproduza determinada playlist em plataformas como Apple Music e Spotify. As funções do aparelho também são acessadas via comando de voz. Assim, o recurso pode ser empregado para aumentar ou diminuir o volume ou avançar para a próxima música.
Você pode até pedir à Alexa que crie uma trilha sonora especial para a sua corrida de fim de tarde, solicitando que ela toque músicas de um determinado gênero ou artista durante um período de tempo determinado. Vale lembrar que o dispositivo oferece até cinco horas de reprodução de música com uma só carga. O estojo compacto oferece duas cargas adicionais para um total de até 15 horas de reprodução. A autonomia também pode ser checada por meio do comando de voz (basta perguntar à Alexa qual é o atual nível de bateria). O Echo Buds pode ser carregado via USB-C, e a versão com estojo de carregamento wireless pode ser carregada tanto por um cabo USB-C, como em um carregador sem fio com certificação Qi.
Uma vez que pode utilizar dados móveis ou conexão Wi-Fi a partir do próprio smartphone quando você estiver em trânsito, o dispositivo ainda permite ativar rotinas, dispositivos de casa inteligente, criar lembretes e adicionar produtos a uma lista de compras, ou mesmo conversar com familiares e colegas de trabalho solicitando à Alexa que os contate.
“PACOTE COMPLETO”
No que diz respeito ao som propriamente dito, obtivemos uma audição “limpa” e clara em todas as músicas reproduzidas ao longo do teste. Um aspecto interessante é que, utilizando o aplicativo da Alexa, você pode equalizar as músicas ao seu gosto, aumentando ou diminuindo os médios, graves e agudos.
O cancelamento de ruído é bastante eficaz e consegue neutralizar boa parte dos sons indesejados ao redor, para que você tenha uma experiência mais imersiva. Nesse modelo, a tecnologia de Cancelamento Ativo de Ruídos utiliza dois microfones beamforming externos e um microfone interno, para aferir de forma inteligente a pressão sonora em seu tímpano, gerando o inverso do sinal e cancelando sons externos ao fone. Essa função é acionada tanto por comando de voz como de forma “manual” (basta levar o dedo ao fone e pressioná-lo contra o ouvido).
Além de se conectar à Alexa usando a internet do celular, é possível definir os controles de toque integrados para acessar o serviço de voz nativo do seu smartphone (por exemplo, Siri ou Google Assistente). O produto ainda foi desenvolvido com múltiplas camadas de proteção e controles de privacidade, incluindo a capacidade de silenciar os microfones com o aplicativo Alexa. Também é possível visualizar e excluir gravações de voz.
Para quem busca os dois atributos mais almejados do momento em se tratando de equipamentos – praticidade e eficiência –, o fone Amazon Echo Buds é o “pacote completo”. O comando de voz realmente é um “plus” nesse tipo de produto, oferecendo uma liberdade de uso que tem tudo a ver com esses dispositivos. A ergonomia e a autonomia generosa são outros pontos favoráveis do modelo, que tem “fôlego” de sobra para acompanhar o usuário aonde quer que ele vá.
A edição 193 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia traz essa e outras matérias interessantes. Vamos lá: acesse gratuitamente e curta!