Idealizada pelo arquiteto Paulo Stocco, Mokki utiliza tecnologia steel frame da Steel Tech Engenharia para atender a um estilo de vida contemporâneo
O conceito de “chalé” ou “cabana” não precisa mais estar atrelado a um modelo de construção de madeira e telhado em formato de “A”, um design que acaba comprometendo o espaço interno. Em 2019, o arquiteto Paulo Stocco – membro do Green Building Council Brasil, que atua no estudo, aplicação e promoção da arquitetura sustentável – fundou a Mokki, uma marca brasileira de tiny houses (“casas minúsculas”, numa tradução livre) para atender um modo de vida contemporâneo de alto padrão, que prioriza a natureza, a qualidade de vida e o bem-estar.
Stocco é especialista em projetos de alto padrão e, ao criar a Mokki, aplicou a “arquitetura luxuosa” ao conceito minimalista das tiny houses. Este é um movimento surgido nos EUA que ganhou força em 2008. Tais casas ficaram famosas por suas construções de aproximadamente 40m², de baixo impacto ambiental, geralmente cercada de natureza exuberante.
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Além de valorizar os ambientes e dar utilidade a cada centímetro quadrado de área construída, a Mokki tem, como um de seus pilares, a preservação do meio ambiente. Isso significa a utilização de madeira ecológica, energia fotovoltaica, cobertura verde e sistema de construção Steel Frame aprimorada pelo Grupo Innova Steel. O Innova Steel é a maior referência da construção a seco no Brasil, sistema construtivo que praticamente não gera entulhos e que necessita de apenas 1% da água que é empregada nas obras convencionais de alvenaria.
Atualmente, a Mokki tem dois modelos de tiny houses, 35m² e 45m² – ambos com cozinha, banheiro, sala de estar e um mezanino dormitório – que já estão sendo comercializados. Em breve, também será lançada a Mokki 40 T, que se diferencia pelo formato horizontal. Da proposta de intervenção mínima no terreno aos materiais utilizados, a regra é sempre a mesma: priorizar o baixo impacto.
O design moderno, com ambientes confortáveis e excelente isolamento termoacústico, é convidativo e atraente tanto para um estilo de moradia minimalista quanto para hospedagens. Entre os clientes da Mokki, por exemplo, está o Rancho Denver, em Urubici (SC), onde quatro tiny houses modelo 45m² da Mokki estão debruçadas sobre um vale com vista para cachoeiras e montanhas.
Essa e outras matéria interessantes estão na edição 212 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente boa leitura!