AROMATIZAÇÃO EM DECORAÇÃO: ENTENDA ESSA RELAÇÃO

0
Foto: (Divulgação)

Profissionais explicam de que forma aromatizar contribui para o design e aconchego da sua casa

Cuidar da decoração de casa é a preocupação de muitas pessoas. Móveis, combinações assertivas e composição de cores são medidas que podem deixar qualquer ambiente com aquela sensação de “Lar doce lar”. No entanto, você sabia que a aromatização da sua casa também é um fator essencial para que você tenha uma qualidade de vida mais agradável?

Pensando nisso, a rede de perfumaria para casa Acqua Aroma, que é uma autoridade no assunto, participa pela primeira vez da CASACOR SP e, ao lado dos arquitetos parceiros Ana Paula Guimarães e Thiago Manarelli, separaram algumas dicas para você deixar sua casa linda e aromatizada, confira!

– Fragrância única: Com a infinidade de modelos disponíveis, pode parecer desafiador escolher o mais adequado para cada ambiente, mas não é. Apesar de não ser uma exigência, os arquitetos aconselham o uso de um único aroma para o lar. “Costumamos utilizar a mesma essência na casa toda, para que dê unidade e o morador não sinta um cheiro em cada lugar. Fica mais harmônico e agradável”, aponta Thiago.

 – Aromatizador ideal: A escolha depende do local que deseja perfumar. Há linhas para lavanderia, cozinha e quartos – com sachês e spray renovador de lençóis. Velas e difusores são os mais indicados para salas e quartos, enquanto para a decoração de lavabo é recomendado aplicar as varetas difusoras em conjunto com sprays de ambientes. “Essa união é mais eficiente para manter um aroma constante do que os perfumadores usados ocasionalmente”, explica Nayana Pedreira, sócia-diretora da Acqua Aroma.

 – Atenção redobrada no quarto da criança: As fórmulas mais leves, como florais suaves, são as melhores, mas apenas após o pequeno ter completado seis meses de vida. “Nesse período sugerimos apenas borrifar água perfumada nas roupas dele antes de guardá-las no armário, para evitar o contato direto do perfume com sua pele. Além disso, produtos específicos com cheirinho de bebê, como álcool em gel para as visitas, harmonizam bem com o ambiente infantil”, indica a profissional.

 – A escolha da fragrância: Perfumar os cômodos melhora a qualidade de vida dos residentes e fortalece o vínculo emocional, relacionando o cheiro da casa às boas emoções. Para ambientes mais íntimos, a lavanda é a mais procurada; já na sala, que é mais versátil e de uso coletivo, podem ser usadas fragrâncias amadeiradas, orientais ou florais. Notas cítricas funcionam como neutralizantes da mistura de aromas comuns na cozinha, enquanto verbena e limão siciliano são mais indicados para os banheiros, assim como a lavanderia que, com toques florais, transmite maior sensação de limpeza.

“De maneira geral, fragrâncias florais como lavanda, rosas e jasmim, têm um público predominantemente feminino; sândalo, cedro e vetiver, que são mais aromáticas, e os amadeirados, agradam mais aos homens. Notas olfativas cítricas, como tangerina, limão, chás e alecrim atraem um público mais jovem pela sensação de frescor. Mas no final o que vale mesmo é a preferência pessoal. Assim como escolher um perfume, o aroma da casa vai refletir a personalidade do morador”, conclui a Nayana.