CHARMOSO E FUNCIONAL, APARTAMENTO TEM SOLUÇÕES CRIATIVAS.

Assinado por Fernanda Hoffmann, layout atende perfeitamente às expectativas e necessidades de um casal e seus filhos pequenos

Fotos Sidney Doll

Ao mesmo tempo elegante, funcional e criativo, o projeto criado pela arquiteta Fernanda Hoffmann para um apartamento de 41m² é um bom exemplo de como o design de interiores pode trazer personalidade e conforto ao uma propriedade. Dessa vez, a missão da especialista era projetar espaços que atendessem às expectativas de um casal com dois filhos.

A metragem reduzida do imóvel foi um dos desafios com os quais a arquiteta precisou lidar. Em benefício da praticidade, ela optou por utilizar o terraço do apartamento para criar uma lavanderia e um ambiente de convivência com churrasqueira e mesa para reunir amigos e convidados dos proprietários.

“Tiramos o caixilho para integrar com a sala e escondemos a máquina de lavar dentro do armário”, conta a autora do projeto. “O tanque esculpido conta com o esfregador, que também serve como tampa, proporcionando uma bancada maior. Do outro lado, foi feito um painel que desce e vira uma mesa”.

FOCO NA INTEGRAÇÃO

Uma vez que a proposta era viabilizar espaços capazes de oferecer todo o conforto e funcionalidade para as rotinas familiares e as confraternizações dos clientes com seus amigos, a integração foi um dos pilares do projeto.  

“Começamos com a sala de estar, jantar e cozinha”, acrescenta Fernanda. “Uma grande bancada foi feita para abrigar os itens da cozinha e, ao mesmo tempo, o rack da televisão na mesma parede. Outro diferencial foi acoplar forno e micro-ondas na mesma peça, evitando roubar o espaço dos armários e ter vários equipamentos”.

No quarto das crianças, o maior destaque é a beliche desencontrada. “Se usássemos o modelo tradicional, teríamos aquela sensação de sufocamento pelas torres altas de camas e armários”, explica a arquiteta. “Desta forma, conseguimos espaço para uma bancada de estudos e o guarda-roupa com um visual mais clean, dando um respiro”.

Já no quarto do casal, a criatividade entrou na cabeceira. “Sempre pensamos em tecidos, estofados, madeiras”, ponta a especialista. “Fui na contra mão, optando pelo porcelanato com friso metálico dourado, que deu um charme e aconchego. E, para quem é muito organizado, é possível dar amplitude se o armário for com porta de vidro”.

Um dos toques finais do décor foi a inclusão de uma luz indireta atrás do espelho do banheiro, o que conferiu a esse cômodo da propriedade uma aura charmosa e aconchegante.