Belo apartamento ganhou um caprichado projeto de interiores assinado pela arquiteta Mari Milani.

Projeto criado pela arquiteta Mari Milani para apartamento na zona leste de São Paulo promove o encontro entre o clássico e o moderno

Fotos Julia Herman

Localizado na Mooca (zona leste de São Paulo), um dos mais tradicionais bairros da capital paulista, este belo apartamento de 159m² ganhou um caprichado projeto de interiores assinado pela arquiteta Mari Milani. Lar de um casal e suas duas filhas adolescentes, o imóvel se distingue por uma estética que combina referências contemporâneas e releituras refinadas e clássicas do décor.

Como destaca Mari, a arquitetura de interiores, assim como a literatura, carrega traços clássicos que atravessam séculos, tal qual os bons livros. Nessa herança sólida, materiais de expressão, como a madeira e o mármore, se reinventaram na forma de uso através das décadas e seguem com seu protagonismo em contextos modernos e aconchegantes.

INTEGRAÇÃO

Ao criar o look do apartamento, a arquiteta explorou a generosa planta baixa do imóvel com a integração da área social e o emprego de dois materiais que acompanharam a elaboração de vários ambientes: a madeira e o efeito marmorizado. Outros elementos incorporados com sucesso ao design incluem o vidro e os tijolos.

Houve, ainda, algumas intervenções estruturais no imóvel (que acabara de ser entregue pela construtora quando Mari foi incumbida de elaborar o projeto de decoração), que resultaram em mais funcionalidade e em um melhor aproveitamento da área disponível.

A sala foi ampliada por meio da integração com a varanda, para que se obtivesse uma área social ampla, arejada e bem iluminada (com a luz natural oriunda do fechamento de vidro da fachada). No estar, a madeira e o revestimento marmorizado foram empregados na elaboração do painel da TV.

Outro elemento interessante do projeto é o tipo de pórtico que envolve o home bar, com os mesmos materiais do estar: a madeira que forma o “U” e os armários em vidro reflecta, que servem como cristaleira. Completando a peça, o encaixe para a cervejeira e adega, a base para o cantinho do bar e as prateleiras em serralheria que foram adornadas com objetos decorativos.

Ainda, a área do bar ganhou itens que promovem o conforto e o bem-estar neste espaço, incluindo uma poltrona com apoio para os pés que permite desfrutar do charme deste ambiente com o máximo de aconchego. Nela, é possível degustar um bom drinque ou uma taça de vinho ao fim do dia de forma totalmente satisfatória. Ao fundo, o revestimento marmorizado acompanha a linguagem geral do décor. Lembrando que o painel da sala de estar também ganhou uma iluminação especial com LED, enquanto a serralheria dourada que deu forma às prateleiras adicionou um toque extra de sofisticação ao cantinho do bar.

PERFEITO PARA RECEBER

Os proprietários gostam de receber familiares e convidados em casa, um aspecto que foi levado em consideração na hora de idealizar o projeto. Nesse sentido, a integração proposta pela autora do décor foi essencial. “Aproveitamos o fechamento de vidro para deixar a varanda bem completa”, conta Mari.

Um dos protagonistas da área social é o jardim vertical com plantas preservadas que delimita sutilmente a passagem do bar para a varanda. Em unidade com as paredes, o revestimento marmorizado também foi escolhido para sua extensa paginação no piso. “Com essa base mais clara, inserimos alguns tapetes, também nessa paleta neutra, para criar pontos aconchegantes no setor”, complementa a arquiteta.

A essência do natural, tão buscada na arquitetura de interiores, marcou presença tanto com o jardim vertical, como pelo efeito tijolinho da parede da área gourmet. Na mesa de jantar, a vivacidade foi destacada pelo tecido azul que reveste as cadeiras. Já na outra ponta da varanda, um pequeno living tornou-se o ambiente perfeito para socializar com os convidados ao mesmo tempo em que aprecia uma vista privilegiada da cidade de São Paulo.

SERENIDADE

Na cozinha, a arquiteta lançou mão de uma tendência atual, que traz uma aura de serenidade ao ambiente: a marcenaria azul (por sua vez, balanceada com o cinza, que reveste a outra parte dos armários). Ainda, apresentando um layout de “corredor”, o cômodo se dividiu com dois tons de marcenaria, o azul, na região da pia com duas cubas o cooktop; e o cinza na torre quente e fruteira nos gavetões.

Na lateral em marcenaria, três gavetões vazados com palhinha garantem a conservação de frutas e legumes que não requerem refrigeração. A cozinha ainda ganhou uma elegante copa com canto alemão em “L”, o que foi possível graças ao bom trabalho de distribuição da metragem do cômodo.

Nos layouts da área íntima do apartamento também são encontrados elementos que compõem o décor da área social, sendo um bom exemplo a cabeceira. Mari revela que, aqui, a ideia foi surpreender com uma combinação personalizada, mas que, ao mesmo tempo, dialoga com o restante do projeto. Em uma nova alusão ao pórtico, a madeira reveste o ‘U’ que forma a cabeceira (com destaque para a fita de LED que acompanha todo o seu perímetro).

Para a suíte, a marcenaria clássica com puxadores vintage foi complementada pelo dourado, que reaparece na moldura dos espelhos. Na bancada, o respeito à individualidade do casal é assegurado por meio de duas cubas de apoio.

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 223 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!