Na hora de repaginar os ambientes da residência, a dica é apostar em conceitos como ecletismo e sustentabilidade
Iniciamos um novo ano – e este é o momento ideal para redefinir os espaços de nossos lares, preenchendo-os com cores, texturas e formas que traduzam o espírito de 2023. Na dúvida sobre que escolhas fazer na hora de repaginar os ambientes de sua casa ou apartamento? Então, a dica é ficar de olho nas principais tendências de decoração deste ano e utilizar esse parâmetro para renovar cada cantinho de sua propriedade.
Com mais de 20 anos de experiência em projetos residenciais e corporativos, a arquiteta Patricia Martinez acredita que usar a intuição é importante, mas que também é necessário entender para onde está indo a compreensão coletiva na decoração e na arquitetura.
MODA E DESIGN
A especialista lembra que, já há algum tempo, os universos da moda e do design passaram a caminhar muito bem juntos. “Por isso, não é incomum que as tendências das passarelas cheguem ao mobiliário e à decoração”, afirma. “No último São Paulo Fashion Week, o uso de crochê e de tons terrosos foi protagonista e, como a primavera-verão de 2023 promete ser quente, outro destaque foi o branco total”.
A Senses Collection da Uniflex apresenta tecidos em veludo, linho e seda, e em tons neutros que reforçam a busca por materiais naturais, o movimento de trazer mais leveza e frescor para a decoração por meio de uma estética contemporânea, usando, por exemplo, cortinas com tecidos finos, como o Coimbra na cor white, para dar caimento mais leve, além de embarcar o uso de matéria prima natural, como linhos e sedas, em cortinas e estofados.
ESPAÇOS FLEXÍVEIS
A versatilidade é outro aspecto em alta em 2023, já que muitas pessoas, hoje, trabalham parcial ou integralmente em suas casas. Já sabemos que o home office veio para ficar. Segundo Patricia Martinez, tanto o trabalho remoto como a aproximação do morador com o lar são fortes tendências para os próximos anos.
O isolamento trouxe um olhar mais cuidadoso para as escolhas de decoração, que estão muito relacionadas à versatilidade de móveis e disposições. “Aprendemos que a casa pode ser um espaço para muitas atividades, por isso, é importante que ele seja agradável e responda bem à rotina”, prossegue a especialista.
Da mesma forma, os valores das marcas é um tópico que passou a ganhar atenção, sendo a sustentabilidade um dos princípios mais valorizados pelas pessoas. Assim, na opinião de Patricia, vale direcionar a atenção não apenas para materiais sustentáveis com processos de fabricação e distribuição conscientes, mas, também, para produtos com maior vida útil. As opções de tecidos com proteção solar ou blackouts, são ótimas aliadas para garantir o controle de luz e preservar o mobiliário.
ATEMPORALIDADE
Outro conceito muito atual é a importância de fazer escolhas que tenham real significado, ao invés de se render ao consumo impulsivo, que pode gerar muito descarte. Nesse contexto, a atemporalidade de móveis e objetos decorativos é uma grande tendência. A recomendação é consumir produtos originais e de qualidade, que irão não apenas durar um longo período, mas que também consigam se adaptar às mudanças estéticas e tendências da decoração e da moda.
Por fim, a especialista chama atenção para as formas orgânicas – por exemplo, os arcos –, que são opções muito relevantes nesse momento. Sofás com silhueta curvilínea, bordas arredondadas, espelhos circulares e tapetes polimorfos já foram muito vistos em 2022 e essa tendência continuará em alta nos próximos meses. “Ela se conecta com a necessidade de um olhar menos racional e exato, trazendo mais uma presença acolhedora e delicada, como um yin-yang”, conclui a especialista. É o caso do modelo Romana, onde as bolsas formadas quando recolhidas acrescentam forma e movimento à silhueta da cortina.
Acesse gratuitamente a edição 201 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Confira essa e outras matérias interessantes!