Acer incentiva parceiros e fornecedores a se juntarem à sua missão Earthion

Acer mantém seu compromisso com a construção de um futuro mais sustentável

Atenta às questões ambientais, a Acer anunciou suas primeiras práticas sustentáveis ainda em 2008, quando introduziu a Cadeia de Suprimentos CDP para relatórios de divulgação de carbono para identificar riscos e oportunidades neste segmento. Já em 2013, ampliou significativamente o conteúdo reciclado de suas embalagens para notebooks e, quatro anos depois, anunciou o Projeto Humanity, para unir todos os seus funcionários na criação de uma estrutura de sustentabilidade para iniciativas ecológicas e incutir uma filosofia verde dentro da cultura da empresa.

De lá para cá, a companhia manteve esse compromisso com a construção de um futuro mais sustentável, por acreditar que as questões ambientais se tornam cada vez mais urgentes. A empresa incentiva parceiros e fornecedores a unirem forças para minimizar os impactos nocivos ao meio ambiente e economizar recursos valiosos, fazendo a transição para uma economia circular.

Em prol do ecossistema

Em 2021, a Acer lançou o programa Earthion e começou a trabalhar em estreita colaboração com fornecedores e parceiros para trazer iniciativas ecologicamente corretas em seu ecossistema da cadeia de suprimentos, com seu foco principal em energia, design de produtos, design de embalagens, produção, logística e reciclagem.

A força motriz por trás do Earthion é a crença de cada membro de que sua colaboração mútua pode efetivamente criar um impacto positivo no meio ambiente. Como manifestação de tais esforços, a linha Vero de dispositivos ecológicos da Acer foi lançada em 2021 para oferecer aos consumidores opções mais ecológicas. Os produtos Vero pretendem incorporar materiais ecológicos e reciclados e são projetados para prolongar sua vida útil para reduzir o consumo de materiais e reduzir o desperdício geral.

Visando combater o impacto dos processos de fabricação no meio ambiente, a empresa intensificou sua colaboração com os parceiros Compal e Quanta para aprimorar seus sistemas de gestão de resíduos. Desde a redução do uso de sacos plásticos na linha de produção, até a incorporação de mudanças em direção à sustentabilidade no sistema de fabricação dos fornecedores, a Acer está trabalhando em conjunto com seus parceiros e fornecedores para criar processos de fabricação e logística mais responsáveis.

A eliminação do excesso de fita de segurança utilizada no processo de embalagem de paletes foi uma das mudanças realizadas para ajudar a reduzir o desperdício não reciclável em seu sistema logístico. Após uma avaliação cuidadosa e testes para verificar os níveis de segurança dos pacotes, a Acer conseguiu remover fitas de segurança desnecessárias de seus envios de monitores, que devem economizar cerca de 5.500km de fita em 2023, aproximadamente a distância de Londres a Nova York.

Desenvolver um sistema de contabilidade de carbono para as atividades de transporte da Acer foi outro passo crítico dado em direção a sua política verde, especialmente porque as indústrias de transporte de carga e logística contribuem para quase 10% das emissões globais de gases de efeito estufa.

Produtos sustentáveis

O notebook Aspire Vero (computador construído com 30% de plástico reciclado pós-consumo no chassi e 50% de plástico PCR nas tampas do teclado) foi a ponta de lança da linha Vero. O dispositivo também foi projetado para simplificar o processo de reparos ou atualizações, o que leva a um prolongamento de sua vida útil sem comprometer seu desempenho.

O anúncio promovido durante o Acer Green Day do Acer Chromebook Vero 514 marca a mais nova adição ao portfólio Vero, que se expande para incluir notebooks comerciais, monitores, projetores, desktops e acessórios, impulsionando a adoção de materiais reciclados em seu portfólio de produtos.

A embalagem do Aspire Vero também foi reinventada a partir do zero, de acordo com um sistema de design que abrange várias linhas de produtos, tamanhos de dispositivos e componentes de embalagem. A caixa externa, laureada com os prêmios Red Dot Brands & Communication Design para design de embalagens, é composta de 80-85% de polpa de papel reciclada, enquanto o ensacamento de plástico é reduzido usando luvas de papel para proteção do adaptador. A bolsa do notebook e a folha entre o teclado são feitas com 100% de PET reciclado.

Para garantir o equilíbrio entre a sustentabilidade, o uso de materiais reciclados e a durabilidade do produto, a Acer trabalhou com seus designers e parceiros mundiais, incluindo Golden Arrow, Shin Shin, Sun Young, Quanta e Wistron, para encontrar maneiras inovadoras de implementar materiais mais ecológicos sem sacrificar a durabilidade e a robustez.

Além disso, a Acer tem trabalhado em soluções de cidades inteligentes que reduzem o desperdício de recursos e criam estilos de vida mais eficientes e sustentáveis. A companhia implementou, em várias cidades, uma solução inteligente de estacionamento na estrada e carregamento de veículos elétricos, que ajuda os motoristas a encontrar espaços para reduzir efetivamente o tempo ocioso na estrada e o consumo de energia, reduzindo assim o tráfego e reduzindo suas emissões de carbono. A Acer também desenvolveu soluções inteligentes para conservar água, monitorar a qualidade do ar e melhorar as condições gerais de nosso entorno.