Corredores podem ser bem valorizados pela iluminação

Megastore de produtos de iluminação dá as dicas para quem quer valorizar estes e outros cantinhos da propriedade

Fotos Emerson Rodrigues

Embora a decoração dos principais ambientes da casa sempre seja um aspecto valorizado pelos moradores, outros cuidados essenciais para dar à residência uma atmosfera confortável e funcional acabam sendo negligenciados, por não parecerem “tão” importantes. Mas é um erro não dar a devida atenção a essas questões.

A iluminação é um item fundamental em todos os espaços de uma casa ou apartamento, inclusive em espaço como o hall de entrada e o corredor. Essas também são áreas de circulação e, como tais, pedem um planejamento criterioso no que se refere à forma como são iluminados. Isto se estende, ainda, a áreas como escadas, caminhos no jardim e no quintal e pontos de ligação entre um cômodo e outro.

Realces de luz

Segundo a loja especializada Yamamura, os corredores podem ser bem valorizados pela iluminação, apesar de suas áreas reduzidas. Normalmente são pouco iluminados e, por isso mesmo, podem realçar efeitos de luz interessantes. A recomendação é apostar em luminárias que valorizem esses efeitos – por exemplo, as arandelas de fachos ou balizadores de parede com uma iluminação suave.

Os especialistas da megastore também têm dicas muito boas para o hall e a entrada de casa. Afinal, é bom lembrar que esses locais são os cartões de visita da propriedade, motivo pelo qual devem causar uma boa impressão. Para quem gosta de iluminação minimalista, o uso de perfis de LED com desenhos inusitados nos tetos ou paredes pode encantar os visitantes. Ainda é possível imprimir um estilo utilizando peças como arandelas, pendentes ou luminárias de mesa.

Já na entrada da casa (seja este um espaço externo ou coberto), uma boa pedida é um tipo de iluminação que faça a transição entre o interior e o exterior da propriedade. Arandelas e pendentes com estilo colonial são opções bacanas. Porém, para quem prefere algo mais neutro, as luminárias de efeito são soluções que proporcionam uma atmosfera convidativa.

Jardins e quintais

Nas escadas, aposte em uma iluminação suave, mas suficiente para que os moradores as usem com segurança. Aqui, balizadores de parede, principalmente os de embutir, com efeito de luz indireta, são soluções simples e eficientes. Se a escada tiver um desenho em “u” que permita um vão entre os lances, dá para apostar em uma luminária decorativa, como um lustre de cristal.

Postes, balizadores e embutidos de solo são ideais para caminhos nos jardins e quintais. Esses produtos são específicos para áreas externas, mas os especialistas lembram que é necessário averiguar se as peças possuem Índice de Proteção (IP) igual ou superior a IP65. Além de contribuir para a melhor funcionalidade do produto, isso também garante que a iluminação seja resistente a jatos d’água e de poeira.

Por fim, as áreas de circulação entre um cômodo e outro (nas quais, às vezes, são encontrados móveis, arranjos de plantas e aparadores de bebidas) podem ganhar um realce providencial com uma iluminação adequada. No caso dos aparadores, o uso de luminárias de mesa ou abajures é bem-vindo.

Já em locais com barzinhos ou plantas, as arandelas (com seus designs critivos e elegantes) são as melhores pedidas. Vale lembrar, ainda, que a principal indicação para esses ambientes é a temperatura de cor branco quente (2700K a 3000K), que proporciona uma atmosfera mais aconchegante.