Ministro das comunicações diz que o audiovisual passa por grandes transformações.

Juscelino Filho, Ministro das Comunicações, afirma que o País está chegando à reta final da definição do padrão TV 3.0

Durante a cerimônia de abertura da edição 2024 da SET EXPO (um dos maiores eventos de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento da América Latina), o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse que o desenvolvimento da TV 3.0 – o novo padrão de televisão no Brasil – encontra-se em sua reta final.

Composta por um congresso de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento e por uma feira de produtos e serviços, a SET EXPO tem o objetivo de apresentar e discutir as inovações técnicas, tendências em negócios, regulações e novos produtos do mercado de mídia e entretenimento.

INTEGRAÇÃO COM A INTERNET

Juscelino Filho ressaltou que, no Brasil e no mundo, o cenário do audiovisual está sendo marcado por uma transformação profunda. “É imprescindível a reinvenção do setor de radiodifusão para que ele continue a desempenhar um papel relevante na vida dos brasileiros”, observou o Ministro.

Ele também acredita que a TV 3.0 representa uma mudança significativa em relação às tecnologias anteriores, prometendo melhorar a qualidade da imagem e do som, introduzir recursos interativos mais avançados e oferecer uma maior integração com a internet e dispositivos conectados.

A cerimônia de abertura contou, ainda, com a participação de Carlos Fini, presidente do SET, Vinicius Caram, superintendente da Anatel, e Takuo Imagawa, ministro de Assuntos e Comunicações Internacionais do Japão.

COMPARTILHANDO IDEIAS

“Estamos em um novo local, o Distrito Anhembi, mais amplo e moderno”, lembrou Fini. “O SET é possível graças a todos participantes que aceitam compartilhar seus conhecimentos. Muitas vezes, as grandes ideias acontecem nos estandes, nos corredores e isso não pode ser perdido.

Nesta edição, o secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Diniz Wellisch, participou do painel “Inovações na TV aberta (TV 3.0) e novas Tecnologias de Distribuição digital”. Ele destacou que o Ministério das Comunicações tem trabalhado para não só expandir as redes de TV e rádio pelo Brasil, como também, em especial, a conectividade, para que ela esteja ao alcance de toda a população.